O que a goleada da Alemanha pode nos ensinar sobre marketing digital No ratings yet.

Depois da surra que levamos ontem, o país todo acordou com a cabeça inchada e sem falar em outra coisa. Mas além das lições que o futebol da Alemanha nos proporcionou, uma promoção feita pela editora de livros paulistas Lote 42 na internet deixou  ensinamentos positivos sobre marketing digital.marketing digital

Antes do jogo, a editora paulista Lote 42 lançou uma campanha na internet oferecendo 10% de desconto para cada gol que a seleção brasileira sofresse no jogo. O resultado… Bem, você sabe qual foi. E não, a editora não conseguiu escapar (repito, não estamos analisando o jogo) e o desconto de 70% realmente entrou em vigor. E ele é válido por 24 horas, então ainda dá tempo de você tentar comprar um livro para se consolar divertir.

Tão logo acabou a partida, porém, a loja virtual da Lote 42 começou a enfrentar problemas. O site foi pego de surpresa e o grande número de acessos derrubou o servidor. Mas João Varella, um dos proprietários da editora, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a promoção continua válida e que, se for necessário, pode até ser prorrogada para garantir que todos que queiram comprar possam fazê-lo.

Ainda na entrevista ao Estadão, Varella afirmou que não se arrepende da promoção, apesar do eventual prejuízo que a editora possa sofrer. Ele revela que a página do Facebook ganhou pelo menos 1500 novas curtidas durante o jogo e que a publicidade da editora aumentou, pois a promoção fez o nome a empresa se espalhar e viralizar pelas redes sociais.

O episódio serve para reforçar os elementos e estratégias do marketing digital e traz também alguns ensinamentos, são eles:

1. A editora apostou corretamente em sua estratégia de marketing de digital. Estar na internet só publicando posts aleatórios não basta, é preciso interagir com os seguidores e clientes. E que melhor maneira de interagir que oferecendo uma promoção? Ponto pra eles!

2. Qualquer loja de e-commerce deve estar preparada para eventuais picos de acesso. O site da editora não aguentou e o servidor foi derrubado, o que pode ter implicado em perda de vendas e, pior, ter prejudicado a imagem da marca. Ao criar uma campanha de marketing digital, mesmo que aparentemente despretensiosa como esta, é importante estar preparado para surpresas.

3. A editora mostrou que está por dentro das boas práticas de marketing digital, especialmente o proprietário, como observamos na entrevista. Ao invés de se sentir prejudicado pela viralização ou considerar que a campanha ‘deu errado’, ele reconheceu que os benefícios trazidos pela publicidade na rede compensam os eventuais prejuízos.

4. A experiência toda serve para reforçar o que repetimos frequentemente por aqui: campanhas de marketing digital são feitas em longo prazo. Não adianta esperar que do dia pra noite a Alemanha vença de 7×1 do Brasil sua página faça sucesso. É preciso trabalhar aos poucos, investir na campanha como um todo e estar pronto para o momento em que ela bombar.

E para o próximo jogo, fica a dica: a editora está pensando em repetir a promoção no sábado, quando o Brasil disputa o terceiro lugar. A essa altura do campeonato, talvez uns livrinhos mais baratos… Ah, deixa pra lá.

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