mobile marketing ecommerce

O mobile vai mudar os negócios e o marketing digital. Prepare-se! No ratings yet.

A ampliação do acesso à internet e aos telefones celulares traz um novo panorama ao comércio eletrônico, transformando o  e-commerce em importante alternativa para a economia brasileira.

Em um estudo apresentado pelo PayPal sobre mercado online brasileiro e projeções para os próximos anos, uma das principais expectativas é que, a partir da próxima década, o Brasil estará “100% conectado à internet via smartphone”.

Denominado de “Digital Purchase and Internet Retaling Trends”, o estudo  aponta que a venda de tablets terá acréscimo de 4%, e a de smartphones, crescimento de 2%, enquanto a venda de notebooks cairá 3% no mesmo período.

Isso demonstra a força do mobile na vida digital do consumidor, seja para o uso de mídias sociais, aplicativos de troca de mensagens, navegação na internet, compras online e até para falar no telefone.

A insegurança digital trava o e-commerce no país

Cerca de 47% dos brasileiros entrevistados ainda preferem não compartilhar suas informações financeiras em ambientes virtuais (a média mundial é de 44%). A pesquisa afirma, porém, que a rejeição ao comércio eletrônico tende a cair, pois “muitas empresas vêm investindo maciçamente para aumentar a segurança dos internautas”. O comércio eletrônico no país movimenta, atualmente, US$ 19 bilhões por ano. Com a evolução da segurança nos pagamentos online, em 2020, a quantia esperada é de US$ 28 bilhões.

mobile commerce

 Mobile commerce é a nova forma de comprar online

As compras via m-commerce têm crescido de forma significativa à medida que os dispositivos móveis se popularizam. Segundo outro estudo realizado pela Coupofy, o m-commerce cresce 300% mais rápido do que o e-commerce. Em 2016, as compras por dispositivos móveis tendem a crescer 42%, sendo que o comércio eletrônico tradicional possivelmente apresentará crescimento de 13%.

Marketing digital mobile

Também no que diz respeito às estratégias de marketing digital, as empresas vão precisar se adaptar, tanto agências como anunciantes. Até agora as ações de Mobile Marketing mais específicas são SMS Marketing e o Bluetooth Marketing. O SMS Marketing é basicamente, o envio de mensagens de texto para pessoas previamente cadastradas em uma lista. O Bluetooth Marketing é um formato em que o anunciante envia uma propaganda de produtos ou serviços de acordo com a localização do consumidor, como por exemplo uma dica de restaurante.

O o Snapchat é um aplicativo vem transformando o  mobile marketing. Só no ano passado, o Snapchat lançou sua plataforma Discover, a publicidade 3V e as lentes patrocinadas, oferecendo novas formas das marcas atingirem sua base que tem mais de 100 milhões de usuários por dia.

site design responsivo

Sites com design responsivo ou versão mobile

Ter um site com design responsivo compatível com equipamentos móveis já não é mais algo a ser pensado pelas empresas. É sim urgente.

Apesar disso, basta tentar navegar em diferentes sites através do smartphone para ver que nem todos estão prontos. A empresa que não tem um site adequado para navegação em dispositivos móveis, tem um problema sério. Esse é um caminho sem volta. A tendência é que as pessoas fiquem cada dia mais dependentes dos dispositivos móveis.

O design responsivo adapta o site a qualquer tamanho de tela ou plataforma utilizada, permite a navegação, visualização de informações e realização de contato.

seo site mobile

SEO para sites responsivos

Mais do que acesso difícil para o usuário, um site que não é responsivo deixa de ser amigável e perde relevância para o Google. Já há algum tempo o buscador vem privilegiando sites prontos para acesso mobile. O Google quer garantir uma boa experiência, e hoje em dia um site que não seja adequado para navegação mobile não é amigável para o usuário, portanto não é também para o Google, o que vai dificultar seu posicionamento na busca orgânica.

Os fatores de ranqueamento de buscas móveis também são diferentes. Enquanto em uma busca ocorrida em um desktop, o Google prioriza a palavra-chave, em buscas feitas em celulares a prioridade é a localização.

Como é fácil de ver, o mobile mudou o comportamento do consumidor e está mudando também o marketing e os negócios. Deixar para se adaptar depois às novas tendências e exigências do mercado pode significar perdas muito grandes para as empresas.

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