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Pane no Instagram e Whatsapp indica a necessidade de empresas utilizarem outras ferramentas de marketing digital

Recentemente, centenas de milhões de pessoas não conseguiram acessar o Facebook, Instagram e WhatsApp por mais de seis horas, ressaltando a dependência mundial das plataformas pertencentes à gigante do Vale do Silício. Involuntariamente, o crash nas redes revelou a urgência de empresas dos mais diferentes portes e segmentos a buscarem outras ferramentas de marketing digital para os seus negócios.

Para especialistas em tecnologia, o bug que travou as três plataformas ao mesmo tempo teve como consequência uma dura lição – se você tem um negócio online não deve colocar “todos os ovos na mesma cesta”, ou seja, suas operações comerciais não podem depender de redes que operam em uma infraestrutura comum, como as pertencentes ao conglomerado de Mark Zuckerberg.

É preciso que as empresas avaliem os recursos existentes de outras ferramentas de marketing digital disponíveis atualmente e explore opções de fornecedores concorrentes – isso pode ajudar a sua empresa a tornar um novo incidente mais fácil de controlar e mitigar.

Novas ferramentas de marketing digital: Plano “B” para os negócios online

Estes incidentes consecutivos, iniciados por uma série de erros humanos e tecnológicos, não foram apenas um lembrete de como muitos negócios são dependentes do Facebook, Instagram e WhatsApp, mas também alertaram sobre a necessidade de abrir o leque para outras ferramentas de marketing digital, inclusive as mais antigas.

Embora interrupções de extensão e duração variadas continuam sendo previstas em qualquer plataforma digital, algumas soluções simples disponíveis podem ser mais bem exploradas e colocadas em prática pela sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Veja algumas ferramentas de marketing digital alternativas para o seu negócio:

– Direcione clientes para o website da sua empresa.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, do início de 2021, apenas 23% dos empresários brasileiros contam com sites de vendas, mas 70% deles utilizam a Internet para suas vendas. A ferramenta de marketing digital mais utilizada nos negócios é o WhatsApp, mencionado por 84% dos entrevistados, seguido por Instagram (54%) e pelo Facebook (51%). O estudo considerou as respostas de 6.138 entrevistados no país.

Antes das mídias sociais, os usuários faziam suas buscas nos sites das organizações ou empresas para saber de novos produtos, serviços, notícias e ofertas, entre outros. Isso ainda é totalmente lógico. O site de uma empresa / marca é a sua casa oficial e a melhor ferramenta de marketing digital, mesmo agora com todos os canais de mídia social disponíveis. Então, o seu negócio deve fazer uso dele.

Você pode estimular o tráfego para seu site de várias maneiras como garantir que suas postagens sociais direcionem o seu público ao site da sua empresa, para estimular cliques e tráfego.

Pense em maneiras de incentivar as visitas ao seu website com formas específicas de conteúdo exclusivo sobre o seu negócio, que você poderia compartilhar apenas no seu site para gerar visitas regulares e repetidas dos seus clientes.

– Use o e-mail.

Não é aconselhável que os canais de mídia social sejam a única maneira para atingir seu público. O e-mail é uma das mais valiosas ferramentas de marketing digital. Sua empresa pode manter atualizado o banco de dados de contato, o que será útil para restabelecer um canal de conversa ou de vendas também por essa via. Além disso, é uma forma de promover campanhas mensais com a prática do e-mail marketing, compartilhar notícias do setor e peças de publicidade.

– Abra uma conta no Twitter.

Se no início de outubro sua empresa tivesse um perfil no Twitter, você poderia ter alcançado uma parte do seu público ou usado a plataforma para comunicar uma nova maneira de enviar suas mensagens enquanto durou o bloqueio. O Twitter é ótimo para mensagens rápidas e atrai um público ousado e inovador.

De acordo com o Twitter Negócios – business.twitter.com – 53% dos usuários do Twitter tendem a ser as primeiras pessoas a comprar novos produtos e 26% passam mais tempo visualizando anúncios no Twitter do que em outras grandes plataformas.

– Tenha uma conta no Telegram.

A rede social de mensagens instantâneas, Telegram, é a concorrente direta do WhatsApp. O aplicativo russo que chama a atenção por seus baixos requisitos de Internet, tem aumentado sua popularidade principalmente a partir da política de privacidade do WhatsApp.

Esta ferramenta de marketing digital pode ser usada com eficiência em seu negócio para o envio de mídias e compartilhamento de vídeos sem perder qualidade. Seus contatos de agenda do smartphone podem ser repassados facilmente para o aplicativo, inclusive, é possível criar grupos no Telegram.

– Conheça as funções de outros aplicativos.

Plataformas como YouTube, Tik Tok, Pinterest e LinkedIn são excelentes ferramentas de marketing digital disponíveis para os negócios online. Mas é preciso ter em mente qual é o mais adequado para o tipo de atividade e a necessidade da sua empresa. O Pinterest é bastante interessante para arquitetos e designer de interiores; o Linkedln possibilita as melhores conexões profissionais; e o Tik Tok e o YouTube são ideais para a postagem de vídeos, inclusive este último permite vídeos de até 60 segundos – no formato Shorts.

Para concluir, a pane ocorrida em outubro certamente ensinou a você sobre a importância dos métodos e das ferramentas de marketing digital mais confiáveis, das quais é possível ter total propriedade. A mídia social é uma parte de um grande quebra-cabeça, importante, mas não é o começo e tampouco o fim de tudo.

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