tendencias do marketing digital

Saiba quais as principais tendências do marketing digital em 2020

Ano após ano, o marketing digital ganha mais e mais importância em diversos tipos de negócios e mercados. Investir numa estratégia sólida, que envolva conhecimento, criatividade e atenção aos detalhes, se tornou algo chave para quem quer ter sucesso dentro e fora da internet. Isso porque, mesmo em negócios que não efetivam transações online, ser bem visto e entendido como um criador de boas experiências e bons conteúdos ajuda a despertar o interesse do consumidor. Tudo isso é possível com o marketing digital.

No entanto, se a internet é, por definição, um ambiente virtual, ela é feita e habitada por pessoas. Por consequência, assim como no mundo físico, as mudanças são uma constante na internet. As pessoas querem algo diferentes a todo momento e entender as coisas de diferentes formas com o passar do tempo. Portanto, é preciso rever sempre o que funciona para alavancar negócios online.

Alguns itens das tendências do marketing digital em 2020 podem soar repetidos em relação às predições para anos anteriores, mas o fato é que, quase sempre, as estratégias levam um tempo maior para se consolidarem. Entender o estágio de cada negócio e em que fase cada estratégia deve ser aplicada, também será fundamental.

Tendo tudo isso em mente, conheça agora algumas das principais tendências do marketing digital para 2020.

1 – Troca de mensagens particulares na estratégia digital

Não é de hoje que empresas utilizam e até concentram todo o seu atendimento ou suporte em redes sociais. Contemplar redes como o Facebook e o Twitter como canais de atendimento trouxe resultados positivos para diversos negócios. Alguns deles utilizam exclusivamente esses meios para prestar atendimento a clientes e usuários, muito por causa da sensação de pessoalidade gerada por essas ferramentas.

Nos últimos dois anos o uso do Whatsapp começou a crescer, para o mesmo objetivo. A experiência tem sido satisfatória para quem investiu nisso. Lojas, bancos e prestadores de serviços oferecem atendimento personalizado e ágil por meio do aplicativo, que é um dos mais populares do mundo. Checar constantemente as mensagens é um hábito consolidado em todas as sociedades digitalizadas, por isso, a consolidação do atendimento particular via Whatsapp é uma das principais tendências do marketing digital para 2020.

2 – Inteligência artificial e assistentes virtuais

Nas últimas duas décadas, vimos uma substituição quase que completa da comunicação à distância via voz, pela comunicação remota via texto ou imagens. O conteúdo visual tomou conta da vida das pessoas em diferentes formas. Curiosamente, temos visto agora o retorno do uso da voz, embora de maneira diferente. É cada vez maior o número de pessoas que utilizam recursos de reconhecimento por voz e buscas na internet utilizando a fala. Tudo isso graças à evolução dessa tecnologia, cada vez mais capaz de interpretar diferentes maneiras de se falar.

Além disso, a inteligência virtual também segue em franca evolução. O casamento dessas funcionalidades trouxe ao mercado as assistentes virtuais, sendo que algumas delas já são bastante conhecidas do público em geral, como a Cortana, da Microsoft, e a mais famosa delas, Alexa, da Amazon. Prever maneiras de otimizar seu negócio para comandos de voz será fundamental na estratégia de marketing digital em 2020.

3 – Podcasts inseridos na estratégia de marketing digital para 2020

O assunto “podcasts” já deixou de ser novidade há algum tempo. Tema de estudos e reportagens nos últimos anos, tendo sido, inclusive, capa de uma das principais revistas semanais do Brasil, os podcasts estão se consolidando como ótimos canais para a exposição de marcas de maneira orgânica. Hoje em dia, qualquer cidadão de áreas urbanas e conectadas possui um dispositivo de áudio, seja um fone de ouvido, caixas de som portáteis ou aparelhos de som conectados a um computador.

A popularização dos serviços de streaming de música reinventou o hábito de ouvir coisas. A internet se coloca à frente do rádio e traz os podcasts para o centro das tendências do marketing digital em 2020. Criando um conteúdo relevante e atrativo, é possível agregar valor a uma marca ou negócio de maneira efetiva e versátil, já que esse conteúdo poderá ser consumido em diferentes momentos do dia de alguém, mesmo que este consumidor esteja realizando outras tarefas ao mesmo tempo. A gratuidade e a praticidade desse tipo de conteúdo favorece muito a propaganda espontânea entre os amantes de determinado assunto, favorecendo o compartilhamento das mensagens chave do seu negócio de maneira eficiente e barata.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.