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SEO para Blog: por que investir na otimização do seu blog?

Naturalmente, para uma marca ou negócio é importante obter uma posição tão alta quanto possível nas páginas de resultados nos mecanismos de pesquisa (SERPs). Se o site da sua empresa mantém um blog, é provável que você entenda a importância dessa plataforma de publicação e as ferramentas de SEO que ela disponibiliza. Mas como aplicar as táticas de SEO para blog e tornar o seu conteúdo mais atrativo para os motores de busca, permitindo que os usuários encontrem seus produtos ou serviços?

As últimas estatísticas e fatos gerais de blogs mostram que mais de 400 milhões de pessoas visualizam mais de 20 bilhões de páginas de blog a cada mês; 77% dos usuários da Internet leem blogs e cerca de 77 milhões de comentários são gerados por leitores a cada mês. Além disso, sites que também possuem blog apresentam 434% mais páginas indexadas; as empresas que blogam atraem 97% mais backlinks para seus sites; e 72% dos profissionais de marketing online descrevem que otimizar conteúdo para blog é uma das táticas de SEO mais eficazes.

De acordo com o relatório de marketing da HubSpot State, o blog é a segunda forma mais comum de mídia usada no marketing de conteúdo, perdendo apenas para o conteúdo de vídeo, que aumentou em popularidade nos últimos dois anos. Mesmo assim muitas empresas não conseguem aproveitar o enorme potencial desta ferramenta de comunicação que é base importante para uma boa estratégia de marketing digital, superando, inclusive, muitos outros canais de geração de leads.

O que é SEO para blog?

SEO para blog é a prática de otimizar o conteúdo de um blog para os mecanismos de pesquisa, garantindo que o Google, por exemplo, possa encontrar e entender as postagens do blog e entregá-las aos usuários. A estratégia não envolve apenas adicionar palavras-chave ricas aos seus posts, mas implementar todas as práticas recomendadas de SEO na página, com foco particular na arquitetura do seu site e no código HTML. Otimizar conteúdo para blog também inclui melhorar a velocidade de carregamento da página, links internos e externos, entre outras táticas.

O elemento mais importante na criação de um blog de sucesso para o seu site de negócios é escrever posts interessantes, envolventes e informativos. Mas se você estiver criando conteúdo pouco atrativo para o seu público, sua empresa não obterá os benefícios máximos do seu investimento em SEO para blog.

É por isso que otimizar seu blog também é um elemento essencial para o sucesso do seu negócio: esse processo é crucial para atrair mais leitores e clientes em potencial para seu site, e isso ajudará a aumentar suas vendas e receita.

Vantagens do SEO para blog

– SEO para blog aumenta o desempenho do blog, podendo atrair novos clientes.

Conteúdo bem escrito, interessante e envolvente direciona os visitantes que inicialmente buscaram o seu conteúdo na Web, se interessaram por ele, e que podem fazer compras e se tornar clientes, desde que o seu site seja otimizado para conversão.

– SEO para blog ajuda a atrair o público certo.

A otimização do blog não apenas ajudará você a atrair mais visitantes para seu site, mas também a atrair os visitantes certos, com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços.

– SEO para blog mantém seu conteúdo relevante.

A falha em fornecer ao seu público as informações corretas pode impactar negativamente seus leitores, fazendo com que eles percam a confiança em sua publicação, o que acaba sendo ruim para sua marca. Se o seu conteúdo não está gerando os resultados que você esperava, otimizar o conteúdo com táticas de SEO para blog pode ajudar a resolver esse problema.

Como fazer SEO para blog?

– Faça pesquisa de palavras-chave e tópicos.

É provável que você esteja incluindo palavras-chave naturalmente nas suas postagens, simplesmente fornecendo conteúdo valioso sobre um tópico. No entanto, quando se trata de SEO para blog, há uma variedade de ferramentas e técnicas para pesquisar tópicos e palavras-chave relevantes ao seu negócio, as quais você pode não ter considerado.

Investigue os métodos que seu público-alvo usa para encontrar palavras-chave pertinentes, colocando-se no lugar deles. Considere a linguagem ou frase que eles usariam para pesquisar e como isso se conecta à sua empresa. Então, sempre que você escrever, utilize apenas essas palavras.

Google Adwords e semrush.com oferecem ótimas ferramentas que permitem encontrar palavras-chave relacionadas ao seu nicho, inclusive espionar seus concorrentes para ver quais palavras e frases eles estão direcionando para atrair tráfego orgânico para seus sites.

– Identifique o público-alvo.

Não importa em qual conteúdo o blog da sua empresa se concentre, você deve determinar e abordar os principais leitores dos seus posts. Sua estratégia de conteúdo será auxiliada por uma compreensão de quem é seu público e o que você deseja que ele faça depois de clicar em seu conteúdo.

Use as personas do comprador para segmentar os leitores com base em seus padrões de compra, dados demográficos e psicográficos. Sem esse conhecimento, você corre o risco de escrever um material preciso e gramaticalmente correto, mas que poucos leitores clicarão porque não ressoa com eles.

– Formate o conteúdo para os mecanismos de busca.

Depois de criar um esboço do seu conteúdo baseado na análise da concorrência, é hora de segmentar algumas palavras-chave valiosas e relevantes. É importante colocá-las onde terão maior impacto para usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa que indexam seu conteúdo.

Tente incluí-las no título, subtítulos, frase introdutória e parágrafo de conclusão. Palavras-chave também podem estar contidas em texto âncora (no caso de você linkar seu conteúdo para outras páginas), title tag e meta descriptions.

Tenha em mente que o SEO para blog não deve sacrificar a originalidade ou a legibilidade do texto. Em vez de tentar utilizar suas palavras-chave mesmo quando elas não se encaixam, seu objetivo deve ser mencioná-las com frequência suficiente para que os mecanismos de pesquisa reconheçam que seu site é relevante.

– Em SEO para blog você também deve otimizar os recursos visuais.

As imagens também fazem parte do processo de otimização de conteúdo para blog. Recursos visuais fortes podem despertar o interesse e incentivar os leitores a ler seu artigo. Eles também podem desencadear o compartilhamento de mídia social.

É por isso que é crucial combinar imagens atraentes e pertinentes e otimizá-las usando palavras-chave (e variações) no nome do arquivo de imagem e no texto alternativo. Isso ajudará os algoritmos de pesquisa a entender o conteúdo da sua postagem. Além disso, use legendas para descrever as imagens dos seus produtos ou serviços (este também é um bom lugar para tecer suas palavras-chave).

– Otimizar conteúdo para blog envolve a contagem ideal de palavras para SEO.

A contagem de palavras ou o tamanho da postagem no seu blog são importantes para o SEO. Em geral, um artigo mais longo cobre o tópico principal e diversos subtópicos dentro do mesmo assunto, ampliando as palavras-chaves possíveis de serem classificadas.

Mas as principais variáveis a serem consideradas ao decidir quão longas suas postagens devem ser são o assunto e a intenção do pesquisador. Ou seja, um assunto pode exigir mais informações do que outro para fornecer uma resposta completa ao usuário. O Google quer conteúdo relevante, evidências e fatos de entidades de autoridade sobre qualquer assunto.

– Use links internos e externos para o seu conteúdo.

Incluir links internos e externos ajudará as pessoas a ver suas informações como uma fonte confiável. Isso também pode ajudá-lo a se estabelecer como uma autoridade no assunto, tanto para os mecanismos de busca quanto para o seu público-alvo. Links externos devem apontar para fontes confiáveis e respeitáveis que reforçam as afirmações feitas em seu material.

Já os links internos direcionam os visitantes para outras páginas pertinentes em seu site, conectando páginas e postagens que podem ajudar entender o assunto do texto. Essa vinculação interna ajuda a criar autoridade tópica, distribuir o PageRank e melhorar o ranking e a visibilidade orgânica. Quanto mais escondido em seu site um conteúdo estiver, mais valioso será adicionar um link para ele, pois o leitor provavelmente não o encontrará sozinho de outra forma.

– Outra técnica de SEO para blog é o Featured Snippets.

No topo de muitas pesquisas, os featured snippets (ou trechos em destaque no texto) fornecem uma resposta rápida à pergunta de um usuário. Se a resposta breve que aparece na página de resultados do Google não for suficiente, é mais provável que os usuários cliquem nesse link para saber mais. Assim, saber como aumentar a chance de seu conteúdo ser o snippet em destaque é uma ferramenta afiada para profissionais de marketing que buscam aumentar o reconhecimento de uma marca e o tráfego orgânico.

– Use as mídias sociais para ampliar o alcance das postagens do blog.

Como empresa, você pode utilizar o Facebook, Twitter, Instagram, ou outros sites de mídia social para criar conexões com clientes atuais e potenciais. Por que não promover o conteúdo do seu blog nessas plataformas para obter ainda mais exposição na Web? Programas gratuitos como o Hootsuite facilitam a publicação de links para sua última postagem de blog em todos os seus sites de mídia social com apenas alguns cliques. Você pode até agendar suas postagens com antecedência.

– Garanta que o seu blog esteja configurado para dispositivos móveis.

Hoje em dia, quase 84% da população global possui um smartphone e, muitas vezes, vários tipos de dispositivos móveis. Isso é muito mais do que o número de pessoas com acesso a PCs e laptops.

Em termos práticos, esses números significam que, se seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você pode estar perdendo um número significativo de usuários. Com tanto conteúdo por aí, seu público em potencial – e clientes – provavelmente não suportará uma experiência ruim do usuário. Portanto, as plataformas digitais devem ser responsivas. Isso também faz com que os buscadores priorizem essas páginas na hora de ranquear os conteúdos.

Como otimizar seus posts do blog?

A atualização do conteúdo é um fator importante a considerar no SEO para blog, para melhorar sua posição nas SERPs. Quando você escreveu uma postagem no blog, originalmente ela estava baseada nos melhores dados e tendências disponíveis na época. Adicionar novos dados e tendências é uma ótima maneira de atualizar uma postagem de blog antiga.

Ao incluir informações novas, relevantes e corretas, você se torna autoridade nessas informações, construindo confiança em sua marca e impulsionando seu negócio. Você pode adicionar novas seções ao seu blog que abordam esses tópicos. Ao fazer isso, você não apenas alerta o Google que sua postagem é novamente relevante, mas também adiciona palavras-chave valiosas à postagem do blog.

Entender como o Google Trends funciona também é uma das chaves para otimizar posts antigos do blog, pois mostra interesse ao longo do tempo. Por sua vez, isso ajuda os profissionais de marketing de conteúdo a criar peças que permanecerão relevantes no futuro próximo.

Promova o conteúdo atualizado no blog.

Depois de atualizar seus posts antigos do blog, promova-o novamente. Muitas empresas sentem que precisam ter um novo conteúdo para compartilhar com seu público, mas só porque uma peça é antiga não significa que não seja de qualidade ou relevante.

Por outro lado, quando um conteúdo não está ranqueando para nada, especialmente após repetidas tentativas de otimização, uma das melhores táticas para otimizar posts antigos do blog pode ser livrar-se deles completamente – ao eliminar conteúdo ultrapassado, que não é mais relevante ou está tendo problemas para gerar tráfego depois de algumas tentativas, você libera espaço para o Google valorizar outros conteúdos em seu site.

Porque minha empresa deve investir em SEO para blog?

Os blogs continuam sendo uma ferramenta relevante e útil – especialmente para as empresas. Em um mundo cada vez mais digital, os blogs fornecem uma maneira de se conectar com clientes em potencial e construir confiança e credibilidade. Eles também podem ser usados para compartilhar informações valiosas do seu negócio e direcionar o tráfego para o site da sua empresa.

Mas tudo isso leva tempo e esforço – e contar com profissionais especialistas em SEO, capazes de elaborar as melhores estratégias de posicionamento nas ferramentas de busca e aplicar as diversas técnicas de criação de conteúdo no blog da sua empresa, certamente é o melhor caminho para lançar o seu site no topo dos buscadores. Portanto, um blog pode ser um grande trunfo em um projeto de SEO para o seu negócio em 2022 e além.

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