marketing B2B e B2C no Instagram

Tendências de marketing B2B e B2C no Instagram

De acordo com os dados mais recentes do Instagram, 90% dos seus mais de 1,3 bilhão de usuários ativos mensais seguem uma empresa ou marca na plataforma. As métricas apontam também que mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil comercial por dia; 70% dos entusiastas de compras recorrem ao Instagram para descobrir novos produtos; e 1/3 dos Stories mais visualizados são de empresas.

Essa popularidade do Instagram não deve desaparecer tão cedo. Muitas empresas e negócios, obviamente, já estão aproveitando esse público robusto, bem como os recursos de rede e produtos de anúncios para alcançar os consumidores.

Mas a plataforma vem constantemente introduzindo muitos novos recursos e atualizando os já existentes, o que significa que você pode precisar atualizar sua estratégia de marketing do Instagram. Então, quais são as novas tendências que os profissionais de marketing B2B e B2C podem usar para segmentar clientes?

Marketing para empresas B2B e B2C nas mídias sociais

Segundo pesquisa de 2021 da HubSpot, uma das principais plataformas de marketing do mundo, quando se trata de mídias sociais existem muitas diferenças entre quais canais as empresas B2C e B2B priorizam.

Os dados levantados entre mais de 500 profissionais de marketing digital apontam que, atualmente, 75% das empresas B2B utilizam o Facebook em comparação com apenas 66% do B2C. Já 60% dos negócios B2C aproveitam o YouTube, 24% mais do que os negócios B2B. De natureza igual, o Twitter é mais popular entre as marcas B2C do que as empresas B2B.

Para o Instagram, empresas B2B e B2C também se comparam de forma diferente e, embora por muito tempo os profissionais de marketing pensaram na plataforma como um território estritamente B2C, é hora de colocar essa ideia de lado.

A verdade é que o Instagram é uma mina de ouro B2B. A plataforma pode ajudar a distinguir sua marca, construir seu público e promover a fidelidade do cliente. Em suma, as marcas B2B precisam estar presentes no Instagram. Se você ainda não tem certeza sobre o Instagram para B2B, continue lendo o artigo e prepare-se para uma mudança de perspectiva.

Veja, então, as principais tendências sobre engajamento, influenciadores, conteúdo, hashtags, voz de marca e outros insights que são interessantes e valiosos para os profissionais de marketing B2B e B2C aumentarem seu alcance, reconhecimento e vendas no Instagram.

Tendências B2B no Instagram

Maior sucesso com o marketing de influenciadores

Quando se trata de marketing de influenciadores, as empresas B2B relatam um ROI (Return Over Investment, ou retorno sobre o investimento) muito maior do que as empresas B2C. Na verdade, 25% dos profissionais de marketing B2B dizem que essa é a estratégia que eles planejam alavancar mais em 2022, em comparação com apenas 10% dos profissionais de marketing B2C.

Quando perguntados sobre o ROI da parceria com influenciadores, 70% dos profissionais de marketing B2B dizem que oferece alto ROI em comparação com apenas 51% dos profissionais de marketing B2C – a maioria das marcas B2C relata um ROI médio dessa tática. Consequentemente, 68% dos profissionais de marketing B2B planejam aumentar seus investimentos em marketing de influenciadores em 2022.

Tendências e desafios de hashtags de marca

Embora a pesquisa mostre que o marketing para os modelos de negócios B2C e B2B está aproveitando as hashtags na mesma proporção, o B2B parece estar obtendo melhores resultados – 12% dos profissionais de marketing B2B dizem que essa estratégia resultou no maior ROI, em comparação com apenas 7% dos profissionais de marketing B2C. Com isso, cerca de 96% dos profissionais de marketing B2B planejam continuar ou aumentar seu investimento em tendências e desafios de hashtag de marca.

Foco em conteúdo autêntico e educacional

A maioria das marcas B2B considerou o conteúdo educacional como uma estratégia de baixo desempenho – apenas 4% dos profissionais de marketing B2B dizem que oferece o maior ROI. Mesmo assim, 68% planejam aumentar o investimento na criação de conteúdo educativo ou informativo. Da mesma forma, 46% dos profissionais de marketing B2C planejam fazer o mesmo. Isso provavelmente ocorre porque, para muitas marcas B2C (cerca de 27%), 2022 será a primeira vez que eles alavancarão essa estratégia.

O conteúdo autêntico é outra grande jogada para as marcas B2B. Eles planejam alavancar esse tipo de conteúdo 16% a mais do que as marcas B2C, de acordo com a pesquisa. Neste sentindo, 16% dos profissionais de marketing B2B dizem que esse tipo de conteúdo resultou no maior ROI em 2021, em comparação com apenas 6% dos profissionais de marketing B2C. Portanto, enquanto a maioria dos profissionais de marketing B2B (63%) planeja aumentar seu investimento nesse tipo de conteúdo, 10% do B2C o diminuirá. Na verdade, é o tipo de conteúdo com o maior percentual de desinvestimento para marcas B2C.

Tendências B2C no Instagram

Maior prioridade no atendimento ao cliente

As marcas B2C estão aproveitando o Instagram para atendimento ao cliente 14% mais do que as marcas B2B. Aproximadamente 27% dos profissionais de marketing B2C dizem que melhorar o atendimento e a retenção do cliente é um de seus principais objetivos no Instagram e continuará sendo em 2022. Além disso, 44% dos profissionais de marketing B2C dizem que alavancar o Instagram para atendimento ao cliente oferece alto ROI; e 51% dizem que oferece ROI médio.

Maior uso das ferramentas de compras

Em 2022, 34% das marcas B2C estão focadas em anunciar seus produtos e serviços, em comparação com apenas 22% das marcas B2B. Além de alinhar com seus objetivos, 48% dos profissionais de marketing B2C dizem que oferece um alto ROI. Na verdade, é a estratégia do Instagram com melhor desempenho, além de alavancar a plataforma para atendimento ao cliente. Apesar desses números promissores, nem todas as marcas B2C vêm testando essa estratégia. Para 37% dos profissionais de marketing B2C, 2022 será a primeira vez que o farão.

Ênfase em uma voz de marca consistente

36% das marcas B2C dizem que a falta de uma estética ou voz de marca consistente fez com que perdessem seguidores – 10% a mais do que as marcas B2B. Então, 42% dos profissionais de marketing B2C planejam aproveitar essa tática pela primeira vez em 2022. No entanto, aqueles que já a usam dizem que é o segundo investimento de marketing com melhor desempenho para incentivar o engajamento, atrás apenas da criação de conteúdo. Além disso, 16% dos profissionais de marketing B2C dizem que é a estratégia de marketing em que mais investirão, em comparação com apenas 9% das marcas B2B.

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