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SEO local: o que é e qual a melhor maneira de otimizá-lo para atrair clientes para o seu negócio

Os anúncios boca a boca podem ser uma ótima maneira de divulgar o seu negócio local. Mas a pesquisa online é infinitamente mais impactante. De fato, hoje em dia você não deve administrar um negócio – que atenda a uma localização física ou área geográfica – sem uma estratégia de SEO local.

As pesquisas “perto de mim” (‘near me’) são feitas com base na localização do usuário, que geralmente ocorrem por alguém que está pronto e capaz de fazer uma compra. O Google usa a localização atual do pesquisador ao realizar a busca, com o objetivo de garantir que esteja entregando os resultados mais próximos a ele.

Portanto, se uma empresa não estiver classificada nos resultados de pesquisa local, poderá estar perdendo tráfego e clientes valiosos. Em outras palavras, o SEO local pode ser a chave para você se manter relevante e expandir seus negócios.

O que é SEO local?

Para entender a definição de SEO local, é preciso entender que essa estratégia está relacionada com a busca local no Google – ou seja, quando o usuário pesquisa empresas, produtos, serviços ou qualquer informação adicional relevante para um local específico.

O SEO local é uma prática comum em SEO que envolve a implementação de táticas para aumentar a visibilidade online do seu negócio, para que ele apareça primeiro nos resultados de pesquisa locais.

Por que eu preciso do SEO local?

Ao melhorar o desempenho de pesquisa do seu site, seu público-alvo poderá encontrar sua empresa mais rapidamente ao pesquisar produtos e serviços como o seu. Esse é o grande poder do SEO local.

O SEO local é crucial porque ajuda você a:

  • Aumentar sua visibilidade online;
  • Trazer mais tráfego de pessoas para o seu local físico;
  • Atrair mais tráfego segmentado, o que melhora suas chances de conversão;
  • Aumentar sua credibilidade e criar confiança.
  • Na verdade, de acordo com o Google:
  • 30% de todas as pesquisas em dispositivos móveis estão relacionadas à localização;
  • 78% das pessoas que pesquisam algo próximo em seus celulares visitam a empresa em um dia;
  • 28% das pesquisas por algo próximo resultam em uma compra.
  • Em suma, os clientes estão procurando sua empresa. Se você não aparece nos resultados de busca, você está deixando de fazer um negócio.

    Mas você sabia que a maioria das empresas falha na otimização do SEO local – não porque não tenham os recursos – mas por causa de uma estratégia fraca? Abaixo você poderá analisar algumas estatísticas e tendências de SEO local reveladoras que podem ajudá-lo a melhorar seus esforços de marketing de SEO local e garantir o sucesso da sua estratégia.

Estatísticas de SEO local

Segundo o site On The Map, em 2020, 93% dos consumidores usaram pesquisas online para encontrar uma empresa local.

As buscas locais e orgânicas juntas representam 69% do tráfego digital geral.

42% das pesquisas locais envolvem cliques no Google Maps, ferramenta que cria um ponto de localização da sua empresa na plataforma.

A partir de 2021, 42% das pesquisas locais envolveram cliques no Maps de localização.

Portanto, o SEO local é o caminho a seguir se você deseja obter mais clientes para sua empresa local a partir da pesquisa orgânica.

Como otimizar sua estratégia de SEO local?

Depois de entender a importância do SEO local, é hora da parte mais importante – como impulsionar sua estratégia de SEO local e melhorar seu ranking de busca local.

Faça a gestão do seu negócio nas plataformas ‘Perfil da Empresa’, ‘Google Maps’ e ‘Pesquisa Google’

Com a descontinuação do ‘Google Meu Negócio’, você pode fazer a gestão do perfil do seu negócio local no “Perfil da Empresa”. A nova plataforma gratuita do Google permite que você insira e edite os dados das categorias “Sobre”, “Contato”, “Horário” e “Local”, por exemplo. Assim, é possível disponibilizar descrições, horário de abertura, URL da sua loja virtual (no caso de ter uma) e outras informações, inclusive customizar seu perfil com fotos, ofertas, postagens, entre outros.

Você também pode usar Google Maps e a Pesquisa Google para gerenciar o perfil da sua empresa. O aplicativo de mapas permite, por exemplo, reivindicar sua empresa, editar dados comerciais como endereço e horário de funcionamento, e responder mensagens e chamadas dos seus clientes. Já a partir do perfil da sua empresa na Pesquisa Google é possível acrescentar fotos, adicionar telefone, criar uma oferta, entre outras ações. Assim como no Google Maps, você também pode responder seus clientes, anunciar e ter um relatório de desempenho do seu negócio no Google.

Aproveite ao máximo estes recursos para compartilhar atualizações do seu negócio e novos conteúdos regularmente, atualizando seus clientes com as novidades. Isso ajuda você a se conectar com seus clientes em um nível mais profundo e aumentar sua visibilidade nas pesquisas locais.

Otimize seu site para smartphone

Com os smartphones agora fazendo parte do dia a dia, é natural que muitas pessoas usem seus telefones para procurar informações e negócios locais. Portanto, é crucial que você atenda a esses pesquisadores otimizando seu site para telas de dispositivos móveis. Crie um site compatível com dispositivos móveis para que os usuários não tenham problemas para navegar ou encontrar as informações de que precisam. Não se esqueça de adicionar botões de clique para ligar em seu site. Isso pode fazer uma enorme diferença, pois 60% dos usuários de dispositivos móveis entraram em contato com uma empresa diretamente dos resultados de pesquisa.

Colete muitas avaliações autênticas de clientes

De acordo com estudo da plataforma de análise de SEO de páginas da Web, Moz, os sinais de revisão desempenham um papel crítico na pesquisa local e classificação. Portanto, ter muitas avaliações autênticas, principalmente as positivas, pode fazer maravilhas para aumentar sua visibilidade na pesquisa local, além de melhorar sua reputação. Isso significa que você precisa trabalhar para coletar avaliações e comentários mais autênticos possível de clientes para sua empresa. Além de seu site, o Google também coletará avaliações de diretórios de consumidores e mídias sociais, dependendo de quais são relevantes para o seu negócio.

Concentre-se na construção de backlinks locais

Ainda segundo a Moz, sinais de link, como autoridade de domínio e quantidade de backlinks, estão entre os principais fatores que influenciam sua classificação em pesquisas locais. Assim como acontece com o SEO regular, o SEO local também requer a criação de links para aumentar seu perfil de backlinks. No entanto, os domínios vinculados devem ser mais relevantes para uma localização. Isso significa que você deve segmentar sites de autoridade em sua região, por exemplo, desde agências de licenciamento e associações comerciais até a Câmara de Comércio ou mesmo sites .edu. Parcerias, postagem de convidados, entre outras, podem ser excelentes maneiras de obter backlinks valiosos de sites locais.

Garanta a consistência das citações locais (NAP)

Em suas classificações, o Google considera os sinais de citação, como volume de citações e consistência de NAP (nome, endereço, número de telefone) nos resultados de pesquisa local. As citações ajudam os consumidores locais a entrar em contato ou encontrar o caminho para a sua empresa. Isso significa que suas informações devem estar nos principais sites de citações.

Além do Google Maps, pense em outras plataformas como Facebook, por exemplo, ou em diretórios que tenham maior autoridade de domínio. Mais importante, certifique-se de que o NAP da sua empresa seja consistente em todas as plataformas e sites. Fique atento a erros de ortografia, discrepâncias de endereço e número de telefone, listagens duplicadas e resolva-as para melhorar seu SEO local.

Aproveite ao máximo o social listening

Social listening ou escuta social pode estar relacionado principalmente aos insights de marketing, mas tem muitos benefícios além disso. Este processo de monitoramento das mídias sociais, fóruns, blogs ou outras fontes de notícias pode até ajudar a alimentar sua estratégia de SEO local se você souber quais insights procurar e como aproveitá-los ao máximo.

Use o social listening para descobrir o que as pessoas em seu local estão dizendo – seja sobre sua empresa ou sobre seu ramo em geral. Você pode até usá-lo para coletar informações sobre os interesses do público, prioridades e assim por diante. Então aproveite ao máximo esses insights para descobrir como você pode fazer mudanças na sua estratégia ou até mesmo nos seus produtos e serviços.

Além disso, seus esforços de escuta social também podem ajudá-lo a entender quais tipos de conteúdo local seu público-alvo está procurando. Você pode, então, criar uma estratégia de conteúdo local robusta para atender a essas necessidades e até mesmo descobrir palavras-chave para usar em sua estratégia de otimização de conteúdo.

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