Vídeos Online: 13 razões pelas quais as empresas devem investir
Investir na produção de vídeo tornou-se algo essencial para as empresas que desejam crescer e construir uma marca online. Segundo previsões da Cisco, a gigante em soluções tecnológicas, os vídeos irão liderar o consumo de todo o tráfego de Internet no mundo – devendo representar cerca de 82% em 2022. Para algum parâmetro adicional, isso é 15 vezes maior do que em 2017.
Obviamente, as mudanças na forma como consumimos mídia impactam o mercado e as marcas. Devido à sua capacidade de manter a atenção do espectador por um período de tempo mais longo do que as postagens estáticas, o conteúdo baseado em vídeo está sendo cada vez mais priorizado no marketing digital.
Além disso, a publicidade em vídeo online não é mais reservada apenas à grandes anunciantes. Os custos de distribuição e produção caíram bastante, e mesmo pequenas e médias empresas podem dar-se ao luxo de anunciar os seus produtos ou serviços através deste meio inovador e diferenciado.
Em 2020, por exemplo, nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo. Segundo o estudo Inside Video da Kantar IBOPE Media, o país se destacou em relação à média global – 80% dos brasileiros assistiram a vídeos online gratuitamente, em comparação a 65% dos estrangeiros. Em 2021, este número subiu para 86%.
Principalmente para as empresas e negócios online, é fundamental entender a fundo o comportamento do público em sua jornada completa em todas as telas e plataformas, uma vez que com uma audiência altamente engajada no conteúdo de vídeo, surge a oportunidade de alcançar a atenção de consumidores em potencial.
As empresas estão empregando conteúdo em vídeo, por exemplo, para promover a interação e aumentar a exposição das marcas entre os millennials e a geração Z, em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram. Vídeos curtos, especialmente em plataformas de mídia social, provavelmente evoluirão ainda mais para acomodar as necessidades de usuários e clientes.
Veja, então 13 razões para investir em vídeo online:
1. Estilo de vida digital
Os smartphones e tablets têm tomado o lugar de dispositivos de principal acesso à Internet. O número de usuários que acessam conteúdos exclusivamente por dispositivos móveis continua crescendo. Segundo o levantamento “Tendências e Comportamentos Digitais 2021” da Comscore, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 23 minutos conectados, sendo que 81% dos vídeos reproduzidos na Internet são consumidos nos celulares ou tablets, e o uso de aplicativos representa mais de 90% do tempo consumido nesses dispositivos.
2. Vídeo online é preferência entre os usuários
O estudo da Comscore também revela que o formato de vídeo está muito presente no mercado em nível global, com 1,9 milhões de pessoas consumindo vídeos online em 2020. No Brasil, a média de horas mensais em vídeo por telespectador foi de 13,2. Entre os conteúdos mais acessados estão resenhas de produtos e compras.
3. Os vídeos não são mais apenas mero entretenimento
Os vídeos online funcionam como fonte de informação e até mesmo ajudam na tomada de decisão de compra de muitos consumidores. Mais de 96% das pessoas já assistiram a vídeos para saber mais sobre um produto ou serviço, de acordo com uma pesquisa feita pela Wyzowl, uma das líderes mundiais em vídeos explicativos.
4. Mensagens mais efetivas
Ao assistir um vídeo, há uma melhora de 74% na compreensão da mensagem. Além disso, 70% do conteúdo lido e escutado é recordado, de acordo com dados do Infopresse. Os formatos audiovisuais captam melhor a atenção dos espectadores e requerem menos esforço do que o texto.
5. Imagens dizem mais do que as palavras
Se isso é verdadeiro para as imagens, é possível compreender ainda melhor porque um vídeo tem um alcance mais amplo para transmitir mensagens, emoções ou informações sobre o uso de um produto. A combinação do uso do produto e as emoções que eles criam nas pessoas costumam ser ferramentas de vendas muito poderosas. “Uma imagem vale mais que mil palavras, enquanto um minuto de vídeo equivale a 1.8 milhões de palavras” – Forrester Research.
6. Conteúdo em vídeo não fica fora de moda
Ao contrário da compra de espaços publicitários, o conteúdo de vídeos online dura mais tempo e também pode ser relançado para campanhas futuras. Muitos consumidores online até buscam o perfil de mídia social de uma marca em seus ‘stories’ do Instagram e Facebook para procurar descontos e ofertas de produtos.
7. Permite o envolvimento do cliente
A produção de vídeo permite criar conteúdo que ressoe bem com o público de uma maneira que não pode ser feita por textos e visuais simples. O marketing de influenciadores, em particular, é outra estratégia de marketing que aproveita ao máximo o conteúdo de vídeo. Isso incentiva personalidades de mídia social que têm muitos seguidores a endossar uma marca, compartilhando suas experiências com produtos e serviços.
8. Viraliza com mais facilidade
O sonho de todo empreendedor digital é ver sua marca e seus conteúdos se tornando virais na Internet. E o conteúdo em vídeo pode ajudar nesse processo. Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais são mais engajantes e atraentes que um texto. De acordo com a Wyzowl, os vídeos possuem o dobro de chances de serem compartilhados pelos usuários em todos os canais, incluindo as redes sociais. Ou seja, as empresas que desejam que os conteúdos de suas marcas viralizem, precisam começar a produzir vídeos.
9. É um excelente meio para plataformas de mídia social
Nos últimos anos, as marcas têm utilizado plataformas de mídia social para campanhas publicitárias direcionadas para alcançar seu público. Com a presença de vários canais de streaming de vídeo, como Facebook e YouTube Live, as marcas estão percebendo uma tendência de alta com os usuários preferindo se envolver com o conteúdo online.
10. Maiores possibilidades de engajamento
Existem muitas formas dos internautas interagirem com um anúncio online, devido à possibilidade de compartilhá-lo nas diferentes redes sociais. Existem também novas tecnologias que permitem ainda incluir botões de redirecionamento para as redes sociais, seja para direcionar o usuário para a página da marca nas redes sociais ou complementar a estratégia com conteúdo adicional à campanha.
11. Maior impacto da marca
Um vídeo atrai mais atenção. O conteúdo em vídeo online é capaz de captar a atenção do usuário por cerca de 20 ou 30 segundos, em média. O nível de recall de uma marca, produto ou empresa é, portanto, maior do que em um banner menos interativo. O efeito da marca para os anunciantes é maior.
12. Vídeos online geram confiança
“58% dos consumidores acreditam que as empresas que utilizam uma estratégia de vídeo são mais confiáveis (Infopresse)”, avalia Lara Krumholz, gerente-geral da DynAdmic na América Latina. Um estudo divulgado pela Animoto, serviço de criação de vídeos na nuvem, relatou que 71% das pessoas afirmam que assistir um vídeo produzido por uma marca deixa uma impressão muito positiva sobre a empresa. Além disso, melhora os índices de reputação da marca, gerando uma confiança maior dos usuários para adquirir algum serviço ou produto.
13. Mais acessível, inclusive para PME ou microempresas
O custo de divulgação de anúncio em vídeos online tem se tornado acessível até mesmo para as pequenas e médias empresas, que já podem optar pela estratégia, utilizando, inclusive, ferramentas de hipersegmentação e com a possibilidade de engajar o consumidor em tempo real. Os riscos de investimento sem obter resultados são reduzidos e a possibilidade de usar plataformas programáticas permite direcionar investimentos bem específicos para um público-alvo segmentado. Além disso, hoje em dia os smartphones contam com ferramentas eficientes para a gravação de vídeos, e mesmo que não sejam feitos de forma 100% profissional, a autenticidade é a chave para construir confiança, que é a base da venda.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!