como criar um negocio online

Confira dicas de como criar um negócio online

Ter o próprio negócio e ser o próprio patrão é praticamente um sonho universal. Praticamente todo mundo já se pegou sonhando em ter a liberdade de tomar as próprias decisões no trabalho sem ninguém interferir, ou em ser o único dono do resultado do próprio esforço.

Mais recentemente isso ficou amplificado no Brasil, graças às novas políticas previdenciárias do país. Trabalhar para os outros já não garante mais um futuro minimamente seguro. É preciso saber gerir os próprios recursos, o que reforça a ideia de independência para o trabalhador médio.

O desejo de empreender fica ainda mais forte para os que não conseguem encontrar emprego, num mercado cada vez mais digitalizado e em constante transformação. Porém, se a digitalização do trabalho é vilã para alguns, pode acabar sendo a saída para outros. Afinal, empreender na internet pode ser mais simples e mais barato do que se aventurar em mercados essencialmente físicos.

O comércio é o principal exemplo: se para manter uma loja física é preciso prever despesas com o aluguel de um espaço, contratação de pessoal, segurança e as demais contas, como água, luz e internet, ao atuar online, nada disso é necessário. Os investimentos são menores e as chances de lucros ficam potencializadas.

Porém, para se dar bem ao criar um negócio online, é preciso conhecimento e disciplina. Por isso, preparamos algumas boas dicas para quem quer começar a empreender na internet.

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1 – Seu negócio online deve ter algo a ver com você

Escolher uma área de atuação para criar um negócio online é como escolher uma carreira. Você deve pesar prós e contras de cada área, traçar pontos de convergência com o que você gosta e acredita, entender o momento atual do segmento e se dedicar muito para ser o melhor possível neste setor.

As possibilidades são diversas. O primeiro setor que aparece é o de e-commerce. Ter uma loja virtual de sucesso dispensa as despesas estruturais citadas mais acima, mas requer um apoio de marketing digital intenso. Outras possibilidades são a venda de serviços online, ancoradas em conteúdos escritos, em áudio e em vídeo, os clubes de assinaturas, o marketing de afiliados, entre outros.

2 – Segmentação do público como uma constante

Quando se fala em segmentar público na internet, pensa-se primeiro em campanhas de marketing. É verdade que isso tem que acontecer, mas numa estratégia de marketing digital de sucesso, segmentar a audiência de um canal de vendas deve ser uma constante. Ou seja, ela deve acontecer no início do negócio e a cada nova oferta de produtos ou serviços. Se uma das belezas de atuar na internet é a chance de direcionar efetivamente o que você tem a oferecer, então não se deve economizar neste ponto.

3 – Diversifique sua propaganda

Começar um negócio na internet normalmente é mais fácil do que começar um negócio físico. Por essa simples razão, a concorrência também é maior. Por isso, ter uma estratégia de marketing digital que contemple diferentes canais pode ser a chave do sucesso do seu negócio online. Se há um investimento de retorno certo para quem empreende na internet, é aquele feito na estratégia de marketing digital.

Ao promover seu produto ou serviço na internet, é importante explorar toda a gama de possibilidades e direcionar mais recurso para as que se provarem as melhores. Não importa que seja a compra de banners, a criação de conteúdo em redes sociais, ou a otimização do site via SEO e link building. O importante é saber o que te dá mais resultado.

4 – Atendimento e suporte de qualidade valem ouro

Começar um negócio online não te exime de um preceito básico para o sucesso de qualquer empreendimento – cuidar bem das pessoas. Não estar diante do seu cliente e não ter interações pessoais com ele não significa que ele não vai se importar com a maneira com que é tratado. Na internet, atender bem é diversificar formas de pagamento, disponibilizar canais variados de suporte, ser ágil, descomplicado e eficiente.

Muitos focam na promoção e na venda de seus produtos e serviços online e se esquecem que antes de ter uma experiência, o consumidor quer ter atenção. Outro ponto importante: produtos quebram e serviços falham. Estar pronto para um atendimento eficiente de pós-venda vai fazer do seu negócio algo muito mais sólido e sustentável no médio e longo prazo.

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