Opiniões de internautas e marketing nas redes sociais influenciam vendas online

Marketing nas redes sociais influenciam vendas online.

“Finalmente, internet, celulares e, logo, tablets vão desfrutar de um aumento nos gastos publicitários proporcional ao vasto uso que se faz deles”, afirma Martha Stone, executiva da Word Newsmedia Network (WNMN), associação sem fins lucrativos com sede nos EUA e Reino Unido
A afirmação foi feita em decorrênia das informações apresentadas por estudos que integram o “Livro de Tendências da Mídia Global Digital 2012”, publicado pela WNMN.

Entre elas está que o investimento em publicidade digital deverá crescer 11,2% em 2012, segundo pesquisa da Magnaglobal. Outro levantamento feito pela ZenithOptimedia apontou que o marketing nas redes sociais e publicidade online deverão ser a maior mídia em faturamento publicitário este ano, perdendo apenas para a televisão.

Entre as diferentes ferramentas online, o marketing nas redes sociais vem se transformando em um espaço muito maior que a interação e socialização entre usuários. Na hora de fazer uma compra, os usuários vem pesquisando comentários sobre determinados produtos nas mídias sociais.

Marketing nas redes sociais

Foto By Fotolia

Um os principais costumes dos internautas é postar elogios ou ataques a marcas ou produtos em seus perfis. Enquanto consumidores satisfeitos se unem para trocar informações sobre suas empresas favoritas e dar dicas uns aos outros, clientes insatisfeitos encontram nas redes sociais uma válvula de escape que pode se tornar o pesadelo de uma grande empresa.

As atividades de varejo em mídias sociais estão influenciando cada vez mais os e-consumidores a experimentar novos produtos e fazer compras. Um relatório publicado recentemente pela Ryan Partnership, apontou que mais de 35% dos consumidores norte-americanos que seguem algum varejista nas mídias sociais, disseram que as atualizações dos perfis e páginas os levaram a comprar produtos. Além disso, 32% dos que seguem alguma loja nas mídias sociais relataram que se sentiram motivados a experimentar um novo produto.

O alcance das redes sociais vai muito além. O marketing nas redes sociais para empresas podem influenciar, além de fãs e seguidores diretos, os amigos destes. Uma pesquisa feita pela Ipsos informou que 18% dos consumidores norte-americanos disseram ter comprado algum produto porque seus amigos gostam ou seguem uma determinada loja nas redes sociais.

O relatório da Ryan apontou também que outros formatos de publicidade online também podem influenciar os usuários a experimentar produtos, como o e-mail marketing (26%) e sites de compra coletiva (25%).

Esses dados refletem a evolução do processo de compra entre os internautas. Hoje, mais do que apenas buscar por uma empresa ou produto nos sites de busca, os consumidores querem saber tudo sobre a marca que estão adquirindo e ouvir opiniões de outros usuários.

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta que atua em defesa dos consumidores, principalmente em um mundo online onde existe uma grande quantidade de alternativas de produtos e lojas virtuais a disposição de todos.

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