Como Fazer um Planejamento de Marketing Digital No ratings yet.

O planejamento de marketing é o caminho mais curto para o sucesso de qualquer negócio.

plano de marketing digital para pequenas empresas

Os blogueiros que desejam obter melhores índices em tráfego e vendas devem ter em mente que não alcançarão seus objetivos apenas com o uso de técnicas consagradas do marketing digital. Os empreendedores precisam entender que suas estratégias devem ser planejadas. Isso mesmo! Marketing puro e simples não adiantará muito. As ações devem ser pensadas e definidas a partir de um plano único. Elas precisam se complementar para que efetivamente resultem naquilo que todo afiliado busca: melhores lucros!

Você quer aperfeiçoar seu trabalho de promoção de links de produtos digitais, mas não faz a menor ideia de como traçar o planejamento de marketing digital do seu negócio, certo?

Acalme-se! Você não está sozinho! A maioria dos empreendedores virtuais possuem dúvidas na hora de unir os conceitos de marketing e planejamento. Saiba, no entanto, que há alguns passos básicos que podem auxiliá-lo nessa missão. Essas medidas vão nortear suas ações de divulgação e ajudá-lo a alcançar os tão sonhados resultados financeiros. Então fique atento às informações abaixo e prepara-se para colocá-las em prática!

Conheça agora os 8 passos do bom planejamento de marketing digital

Passo 1 – Responda: Aonde Você Quer Chegar?
Para traçar um bom planejamento você deve, antes de tudo, saber aonde quer chegar. Todo empreendedor precisa ter um objetivo bem definido e descobrir quais os meios necessários para alcançá-lo. Sua intenção é deixar o emprego e ganhar a vida apenas com o empreendedorismo virtual? Tudo bem! Para isso, você deve levantar alguns dados:

  • Quanto vai precisar faturar por mês para que efetivamente possa pedir demissão e se sustentar com tranquilidade?
  • Quantos produtos, em média, precisa vender para faturar esse montante?
  • Quantas visitas, em média, suas páginas na internet devem ter para que consigam atingir os índices de conversão desejados?
  • Que tipo de estratégias deve ser adotado para alcance de todos esses objetivos?

Ufa! São muitas questões! Mas o fato é que com todas essas respostas em mãos você conseguirá dar o pontapé inicial para o planejamento do seu negócio!

Passo 2 – Trace Metas a Curto, Médio e Longo Prazos
Vamos imaginar que seu objetivo seja alcançar um faturamento mensal de R$ 4 mil com a promoção de produtos digitais, para que possa finalmente deixar o emprego convencional e ter uma vida com mais qualidade. É preciso ter os pés no chão! Você não alcançará esse resultado em um ou dois meses. Será necessário planejamento para um crescimento gradativo.

O segredo é traçar metas a curto, médio e longo prazos. Que tal se planejar para alcançar seus objetivos daqui a seis meses? Não lhe parece algo razoável e realista? Empreendedores que não realizam esse tipo de planejamento acabam desistindo no meio do caminho – simplesmente porque acreditam que o dinheiro deveria surgir rapidamente. Então não cometa esse equívoco. Seja persistente e mantenha o foco no trabalho, garantindo que conseguirá alcançar todas as metas, uma a uma.

Passo 3 – Defina Quando e Quanto Investir
Investimento não é obrigatório nos programas de afiliados, mas é algo fundamental se você quer se destacar na área e ganhar dinheiro de verdade. Por esse motivo, dentro do seu plano de marketing deve haver previsões para alguns investimentos essenciais como, por exemplo, a elaboração da identidade visual da marca, a padronização do layout de suas páginas na internet, a construção de um bom site com domínio próprio e a contratação de anúncios pagos no Google e nas redes sociais.

Você não precisa colocar a mão no bolso de uma única vez para viabilizar todas essas questões. Planeje-se financeiramente para conseguir implementá-las gradativamente. O segredo é reservar uma parte dos ganhos mensais para reaplicar no negócio. Tenha em mente que não se trata de gasto, mas de investimento com retorno garantido!

Passo 4 – Pesquise! Informação Vale Ouro!
Para traçar uma boa estratégia de planejamento será necessária a realização de pesquisas em várias áreas. A principal delas é quanto ao público-alvo. É essencial definir um nicho de mercado e identificar o perfil desses consumidores (gênero, média de idade, preferências); além de descobrir seus hábitos de consumo. Em seguida, é importante pesquisar quais plataformas digitais essas pessoas usam com mais frequência – verifique se preferem navegar em sites ou blogs e em quais redes sociais estão mais presentes.

Você também deve definir as ferramentas que utilizará para complementar o trabalho de divulgação, como o e-mail marketing e os anúncios pagos, por exemplo. É importante analisar ainda quais tipos de produtos digitais esse público gosta de consumir para que você tenha condição de escolher os itens de divulgação a partir dos temas e formatos preferidos.

Passo 5 – Elabore um Cronograma de Ação
Objetivos bem definidos, metas inteligentes e pesquisas bem conduzidas podem não significar nada, caso não sejam acompanhadas de um bom cronograma de trabalho. Isso mesmo! Suas pesquisas vão lhe dar subsídios suficientes para que defina as medidas a serem colocadas em prática com o objetivo de concretizar seus planos. E para que essas ações obedeçam às regras do bom planejamento, é essencial que trace uma agenda com horários e tarefas fixas. Você precisará se organizar para elaborar conteúdo para o site ou blog, construir novos anúncios e atualizar os perfis das redes sociais.

Tudo isso deve ser feito diariamente. Parece muito esforço? E quem disse que seria fácil?! Os resultados farão valer a pena!

Passo 6 – Utilize Métricas Para Estabelecer Controles
Como saber se as estratégias do seu plano de marketing digital estão dando resultado? Você vai precisar estabelecer meios de controle do próprio trabalho, o que exige monitoramento constante. Ou seja, será necessário utilizar métricas. Essas ferramentas são grandes aliadas dos empreendedores virtuais e há inúmeras delas, com diferentes funções.

Entre as mais populares estão: tráfego, origem, engajamento, número de cliques, taxa de conversão, retorno do investimento e faturamento. Você, no entanto, não deve se preocupar em trabalhar com uma variedade muito grande desses indicadores. O importante é escolher aquelas métricas que realmente te fornecerão informações de qualidade e te ajudarão a alcançar os objetivos e metas planejados.

Passo 7 – Mude… Para Melhor!
O passo final do seu plano de marketing é a mudança. Parece ambíguo? Pois saiba que um bom planejamento jamais pode ser engessado; ele precisa ser moldado com o passar do tempo para atender às necessidades que surgirem. Afinal de contas, ninguém possui bola de cristal e é simplesmente impossível prever oscilações de mercado e novos comportamentos de consumo.

Então use suas pesquisas e métricas para direcionar alterações inteligentes no plano inicial, sempre que for necessário. Identifique os pontos fracos para corrigi-los e também os pontos altos para aprimorá-los! Dessa forma você obterá resultados cada vez mais positivos e estará mais próximo de alcançar suas metas. Mude sempre… para melhor!

E o Que Vem Depois?
Com um planejamento bem traçado e muita dedicação, certamente você conseguirá atingir os objetivos traçados. Mas o que vem depois que esse momento chegar? Novas metas! Os afiliados de sucesso são movidos pelo espírito empreendedor e perseguem um crescimento contínuo. Eles jamais se acomodam! Então ao concluir um planejamento de marketing digital, você deve traçar metas novas (e realistas). O segredo é trabalhar para ampliar o negócio sempre! Lembre-se: os lucros serão crescentes também!

Gostou das dicas? Deixe aqui seus comentários e revele quais são seus objetivos e metas! Queremos conhecer sua história!

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *