marketing de conteudo

Entenda por que sua empresa precisa de um blog No ratings yet.

Seja qual for o porte e segmento da sua empresa, um blog corporativo pode impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo e expandir o alcance dos seus produtos ou serviços.

De acordo com dados levantados pela Rock Content, 72% das empresas que investem em um blog corporativo relatam um aumento progressivo na geração de leads qualificados e, consequentemente, no número de vendas. A pesquisa demonstrou ainda que as empresas que publicam conteúdo atualizado em seu blog recebem 370% mais visitas quando comparadas àquelas que não investem nessa estratégia.

Tais números revelam o poder do blog para fortalecer uma estratégia digital embasada no marketing de conteúdo e no inbound marketing. Para quem ainda não conhece essas abordagens, nós explicamos: trata-se de um conjunto de ações focadas em atrair o consumidor por meio de informações úteis e relevantes, em vez de interrompê-lo com anúncios indesejáveis.

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Acompanhe, a seguir, 5 motivos pelos quais sua empresa deveria apostar nessas estratégias por meio de um blog corporativo:

1- Melhorar seu posicionamento no Google com marketing de conteúdo

Um blog com conteúdos exclusivos e sempre atualizados é o “combustível” para o trabalho de SEO, também conhecido como otimização de sites. Isto porque os algoritmos do Google conseguem reconhecer o “padrão de qualidade” de um site conforme o volume, originalidade e profundidades dos conteúdos publicados.

Assim, os sites que conquistam as melhores posições orgânicas do Google e recebem um grande volume de tráfego são aqueles que possuem um blog bem escrito, editado e otimizado. Afinal, os algoritmos priorizam sites com informação interessante e atual, em detrimento daqueles que possuem apenas páginas institucionais e publicitárias.

2- Ganhar autoridade e ser referência em seu segmento

O blog é um canal não só para publicação de conteúdos otimizados, mas também vídeos, gráficos e servem também para esclarecimento de dúvidas e interação com os usuários através dos comentários. O objetivo dessa mídia é oferecer ao consumidor toda a informação necessária para sua decisão de compra e, sempre que possível, ajudá-lo a solucionar problemas que estejam relacionados seu produto ou serviço.

Com essa “biblioteca” de conteúdos aplicáveis ao cotidiano do consumidor, sua empresa rapidamente se tornará uma referência em seu segmento.

3- Conhecer o perfil do seu cliente e aperfeiçoar seu marketing de conteúdo

Criar conteúdo de qualidade para manter um blog atualizado permite que sua empresa descubra os assuntos, formatos de posts e temas preferidos do seu público-alvo. Para isso, basta analisar periodicamente os dados de visitas, tempo de navegação, número de cliques em cada post, entre outras informações que possam trazer insights para aprimorar sua estratégia de conteúdo e ideias para lançamento de novos produtos ou abordagens de venda.

4- Estreitar o relacionamento com o público

O blog é uma das melhores ferramentas para aproximar-se de novos clientes e fidelizar os antigos. Isto porque ele cria um diálogo que desperta o interesse espontâneo do consumidor e o estimula a acompanhar as novidades postadas pela empresa.

Por meio de um breve cadastro, o cliente pode autorizar o envio de newsletters, ofertas, cupons de descontos e materiais educativos. A cada interação, é possível incentivar o envio de perguntas, feedbacks e até pedidos de orçamento. Com isso, haverá um relacionamento constante com um público seleto que já possui interesse em sua empresa.

5- Fortalecer o marketing de conteúdo nas redes sociais

Um blog permite que sua empresa surpreenda nas redes sociais, postando não apenas imagens com frases curtas, mas também chamadas para conteúdos interessantes. Além de enriquecerem a fan page, os posts com chamadas para artigos do blog têm o poder de fomentar o compartilhamento social, aumentando assim a disseminação da marca.

E mais: quando um internauta compartilha o link para o seu conteúdo, ele estará contribuindo para a credibilidade do seu site perante os algoritmos do Google, que também considera os indicadores sociais para determinar as posições dos sites na busca organica.

Agora que você conhece todos os benefícios de ter um blog corporativo, que tal começar a planejar sua estratégia de conteúdo com a ajuda da agência digital emarket?

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