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4 tendências de marketing digital para os próximos anos

Antecipar-se às mudanças do marketing digital é essencial para garantir mais vantagem competitiva na internet e evitar a “estagnação” em estratégias ultrapassadas

O conceito de marketing digital surgiu há aproximadamente vinte anos, quando a internet se tornou conhecida no mundo pessoal e empresarial. A princípio, a web não permitia a interação como conhecemos hoje. A informação era unilateral, isto é, existia apenas de um lado, e os consumidores não podiam emitir suas opiniões, elogios, interagir ou esclarecer dúvidas online.

De lá para cá muita coisa aconteceu: a invenção do Google e das redes sociais revolucionou a jornada de consumo, estreitando a relação entre público e empresas, e impulsionando novas formas de fazer marketing e publicidade.

Mas engana-se quem pensa que já chegamos ao “auge” das mudanças. Com a tecnologia em constante evolução, novas atualizações e estratégias já estão surgindo para anunciar o futuro do marketing digital. Veja, a seguir, algumas tendências da área para os próximos anos:

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Insights gerados por meio de Big Data

Todos os dias, a humanidade gera um volume “colossal” de informações. São dados variáveis que podem ter origem nas redes sociais, em uma compra virtual ou até mesmo em um trajeto de carro feito com a ajuda de um aplicativo de trânsito. Cada ação na internet gera informações que serão salvas em algum banco de dados.

Em um futuro não muito distante, o marketing digital será totalmente embasado na análise dessas informações por meio de softwares de Big Data, que ajudam a extrair insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Atualmente, já existem ferramentas com base nessa tecnologia como o Google Anaytics, mas este é apenas o começo da “era de dados”.

Inteligência artificial

Nos próximos anos, a inteligência artificial ajudará na execução de campanhas com maior potencial de resultados. Isto porque os “softwares pensantes” conseguirão prever os efeitos de cada variável em um projeto, podendo decidir de forma autônoma qual conjunto de ideias trará o melhor retorno.

Tomemos como exemplo a decisão de qual tema utilizar em cada post criativo em uma determinado canal. Você coloca dez opções de temas e seis subtemas para o software analisar. Rapidamente, a tecnologia fará a previsão de centenas de combinações considerando variáveis como localização do público, audiência, comportamentos anteriores, etc. Depois de prever todos as possibilidades cabíveis, o software decidirá qual tema possui mais chances de sucesso conforme o cenário estatístico.

Realidade aumentada

A união do mundo real ao virtual já vem acontecendo nos jogos e, em breve, chegará também ao e-commerce.

Com aplicações específicas, os consumidores conseguirão visualizar os produtos em sua sala de estar, cozinha, quarto ou qualquer outro ambiente ao seu redor. Trata-se de uma tecnologia definida como “realidade aumentada”, que permite experiências de compra mais interessantes no mercado eletrônico.

Na prática, esse recurso pode facilitar a decisão de compra, sobretudo em segmentos que exigem uma experiência mais próxima com o produto como lojas de móveis e decoração.

Marketing de contexto

A criação de textos, imagens e vídeos crescerá cada vez mais nos próximos anos. Contudo, essas estratégias ganharão uma dinâmica diferente devido à forte tendência do “marketing de contexto”, que busca conhecer e compreender as particularidades do público para lhe entregar conteúdos personalizados.

Essa nova abordagem exigirá que as empresas enxerguem o mundo com a visão de seus clientes. Em outras palavras, será necessário descobrir o que os consumidores querem ver, ler e assistir para criar conteúdos com base nessas preferências.

Essas são apenas algumas tendências do marketing digital para os próximos anos. Cabe às empresas se preparar para o fluxo de mudanças que estão por vir, sem qualquer receio de inovar suas estratégias. Exatamente por causa de tantas possibilidades e mudanças, o melhor para tirar o maior proveito da web é contar com o trabalho de uma agência especializada em marketing digital.

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