estrategia de inbound marketing

Como otimizar a estratégia de Inbound Marketing da sua empresa

Confira técnicas de Inbound Marketing que podem qualificar sua estratégia de atração de clientes

O Inbound Marketing refere-se ao conjunto de estratégias que tornam o site e o produto de uma marca mais atrativos para internautas, mas faz isso sem recorrer à veiculação de propaganda tradicional como anúncios publicitários e banners que pipocam nas telas.

Tem como proposta central atrair clientes com conteúdo de qualidade e informativo, fazendo com que eles procurem de forma espontânea os serviços da sua empresa.

Suas técnicas, portanto, consistem em atrair a atenção das pessoas e iniciar com elas um processo de relacionamento duradouro e de confiança.

Para isso, o Inbound Marketing de uma empresa não fala sobre a empresa, mas demonstra quais são suas competências ao publicar conteúdo relevante e informativo na web, como notícias, posts para blogs, artigos, ebooks ou conduzindo webinars, por exemplo.

agencia de inbound marketing

As etapas do Inbound Marketing

Resumidamente, as estratégias de Inbound Marketing seguem três passos:

  • Atração: Ao invés de abordar com anúncio, prefira produzir e publicar, de maneira segmentada, conteúdos de relevância que possam interessar e informar um público-alvo ou as personas (perfis de potenciais clientes)
  • Conversão: transformar os visitantes do seu site ou blog em leads, ou seja, pessoas que se interessam pelo serviço e fornecem dados para receber propostas e eventuais contatos.
  • Venda: uma vez que o potencial cliente agora confia e respeita o serviço da empresa, é hora de aproveitar a oportunidade para iniciar novos negócios.

O produto do Inbound Marketing é o conteúdo relevante

Depois de planejar a estratégia, o passo seguinte é produzir conteúdo de valor para o público-alvo. Seja na forma de posts de blog ou artigos, o segredo é atrair usuários com potencial interesse no assunto oferecendo o mais importante: informação. Mas isso não é tudo.

Enquanto que posts para blogs e artigos tratam de informações pontuais, um eBook traz conteúdo mais aprofundado em forma de tutoriais, apostilas e material educativo. Da mesma forma os webinars, no qual um especialista da área se coloca à disposição para interagir com internautas e tirar suas dúvidas, possibilitando uma maior aproximação com a empresa. Ambos os casos geram leads, pois normalmente é preciso cadastrar dados para obter acesso a esse tipo de conteúdo rico.

estrategia de inbound marketing

Depois de produzir o conteúdo é preciso atrair público segmentado até o site. Veja algumas dicas de como fazer isso e impulsionar a sua estratégia de Inbound Marketing:

  • Facebook: A rede social mais utilizada pelos internautas no mundo é um campo vasto para segmentar e atrair público qualificado para o seu site. Muito melhor do que oferecer produtos, disponibilizar conteúdo relevante na forma de artigos e e-books é a principal estratégia para não afugentar seu público nas mídias sociais. Para aumentar e também segmentar ainda mais o alcance da comunicação, é possível divulgar esse conteúdo através  de anúncios no Facebook Ads.
  • Linkedin: Por ser uma rede de profissionais que estão divididos em vários segmentos e grupos, o Linkedin é um ótimo canal para a veiculação precisa de conteúdo informativo. Se uma empresa oferece soluções de TI, por exemplo, ela pode ingressar com seu perfil em grupos de debate sobre computação, programação, software e hardware, por exemplo, e publicar artigos com foco nessa área. O importante aqui é evitar o spam, portanto o perfil no Linkedin deve ser ativo, se engajar em diálogos, mostrar participação, e não apenas publicar conteúdo a esmo.
  • Assessoria de Comunicação: Outra forma de divulgação para atrair público qualificado até sua landing page é publicar releases e artigos em sites e blogs especializados, portais de conteúdo e agências de notícias, além de enviar para jornalistas especializados. Se o release ou artigo estiverem adequados, eles têm chance de serem republicados por grandes portais reconhecidos fazendo uma divulgação do site de forma mais abrangente e fortalecendo a imagem da empresa.
  • SEO: Lembre sempre de otimizar bem o conteúdo que você deseja que seja localizado nas buscas. Seja o post, o artigo ou o próprio e-book, se for um conteúdo relevante e cumprir bem as técnicas de otimização on page, mais chances se ser encontrado pelos internautas no Google.
  • Google Adwords: Normalmente associamos uma campanha de links patrocinados à divulgação de produtos ou serviços. Mas você sabe que além disso, as pessoas buscam principalmente informação no buscador. Por isso divulgar o seu e-book no Google e também nos sites parceiros da rede de Display.
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *