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Marketing de Conteúdo: o que você precisa saber

A última década foi marcada pela ascensão do marketing de conteúdo. As plataformas de produção de conteúdo tornaram-se mais acessíveis, as estratégias tradicionais de marketing e publicidade tornaram-se comparativamente mais caras.

A par disso, a pressão algorítmica por conteúdo de melhor qualidade, como a atualização do algoritmo Panda do Google, motivou mais profissionais de marketing a usar o conteúdo como estratégia de marketing principal.

Mas se você ainda não faz parte do movimento, o marketing de conteúdo pode parecer estranho. Ainda pior, pode parecer intimidante e inacessível. Afinal de contas, seus contemporâneos podem estar praticando há anos, então como você pode se atualizar?

Felizmente, as noções básicas de marketing de conteúdo são bem fáceis de entender e, se você estiver disposto a investir tempo, você também pode utilizar a estratégia para ganhos massivos de público.

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O que é o marketing de conteúdo e como começar

Primeiro, quero abordar a ideia básica por trás do marketing de conteúdo, caso você não esteja familiarizado.

O marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de peças valiosas de conteúdo, sejam elas informações ou valor de entretenimento, com o objetivo de aumentar o público.

Com o tempo, seu site terá uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, você criará uma reputação melhor com os leitores, manterá o tráfego por períodos mais longos e verá taxas de conversão e vendas mais altas.

Em vez de buscar novas pessoas e tentar vender para elas um produto ou serviço, o marketing de conteúdo atrai potenciais consumidores com conteúdo que fornece valor de alguma forma.

É importante frisar que o marketing de conteúdo serve para qualquer tipo de negócio, independentemente de vender serviços ou ter uma empresa de dropshipping.

O marketing de conteúdo é vantajoso por três razões principais:

1 – Eficiência de custos

Em geral, o marketing de conteúdo é muito mais barato para gerenciar do que uma estratégia de publicidade tradicional comparável.

Você não precisará pagar pelo espaço do anúncio por meio de compras de mídia e há muitos métodos de distribuição totalmente gratuitos.

Os únicos custos que você terá são aqueles associados ao desenvolvimento e promoção de conteúdo, que ainda são relativamente baixos.

2 – Permanência e escala

Todo o conteúdo criado por você, supondo que seja sempre perene, durará para sempre e poderá continuar gerando valor para seu site.

O marketing de conteúdo também é altamente escalonável, o que significa que você pode aumentar rapidamente sua estratégia de nível de entrada para dominador de mercado, aumentando seu orçamento e tempo gasto.

3 – Funcionalidade multiuso

O marketing de conteúdo também é útil porque se liga a várias outras estratégias. Por exemplo, ele complementa e aprimora sua estratégia de mídia social, oferece suporte a SEO, pode ser usado para marketing por e-mail e pode até melhorar suas taxas de conversão.

Pontos a ter em consideração no marketing de conteúdo

No entanto, o marketing de conteúdo é um grande campo, por isso, antes de começar, você deve saber no que está se metendo e como será bem-sucedido:

1 – Público

Comece identificando seu público. Quem são as pessoas que você quer vender? Quais são seus principais dados demográficos e como eles pensam e agem?

Quanto melhor você conhecer seu público-alvo, mais relevante será seu conteúdo e mais seguidores você ganhará.

2 – Nicho

Em seguida, você precisa considerar o nicho que deseja ocupar. Quanto mais específico você estiver aqui, melhor-

Ter um foco específico aumentará sua relevância com o público e o diferenciará da concorrência. Isso é especialmente importante, considerando a saturação do mercado de conteúdo.

3 – Objetivo

Por fim, verifique se você tem um objetivo claro, pois o conteúdo pode ser usado de várias maneiras diferentes.

Por exemplo, você está tentando atrair mais tráfego recorrente ou prefere alcançar uma taxa de conversão mais alta?marketing de conteudo

Você pode fazer as duas coisas, mas precisa definir sua meta concretamente, não importa o que aconteça.

Há algumas outras coisas que você precisa considerar antes de prosseguir, nomeadamente:

1 – Estratégias Complementares

Que outras estratégias complementares você usará em conjunto com o marketing de conteúdo? Por exemplo, você estará buscando SEO?

2 – Pessoal e orçamento

Quem você vai contratar para ajudá-lo com esses esforços e quanto está disposto a gastar? Ficar barato aqui pode comprometer a qualidade da sua campanha, mas você também não quer exagerar.

3 – Desenvolvimento de resultados

Como você vai medir seus resultados e o que você fará se não alcançar suas metas? O marketing de conteúdo exige um ciclo constante de análise, ajustes e desenvolvimento.

Agora que você já sabe como tudo funciona, está na hora de se dedicar ao marketing de conteúdos como uma forma de melhorar o seu negócio.

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