Criação de Sites Responsivos

O que é site responsivo e qual sua importância para as empresas No ratings yet.

Um site com design responsivo, que se adapta tanto nas telas dos computadores quanto de dispositivos móveis, não é um luxo. É fundamental para oferecer melhor navegabilidade ao usuário.

Para entender a importância de criar um site responsivo para a sua empresa, antes temos que considerar o seguinte cenário: cresce a cada dia o número de pessoas que acessam a internet vias celulares e outros dispositivos móveis no Brasil. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 2016 pode terminar com cerca de 170 milhões de smartphones em circulação no país.

A vida nos centros urbanas é agitada, estamos sempre nos locomovendo de um lugar a outro, mas não abrimos mãos de nos conectar à rede, mesmo que seja na fila do supermercado, no ônibus ou durante um passeio qualquer. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 2016 pode terminar com cerca de 170 milhões de smartphones em circulação no país. E até o final de 2015, algo em torno de 39% da população total brasileira, segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, já tinha acesso à internet através de dispositivos móveis. Isso representa quase 80 milhões de pessoas.

Com tanta gente acessando a internet através de aparelhos móveis, ter um site que facilite a navegação através desses dispositivos não é somente um luxo, mas uma nova  exigência do mercado para todas empresas.

Mas o que é um site responsivo?

Um site com design responsivo é aquele que não se adequa somente à tela do computador de mesa ou dos notebooks, mas se ajusta com perfeição em qualquer dispositivo móvel com telas menores, e por isso às vezes é chamado de “site flexível”. Apesar de quase 40% da população acessar a internet via mobile nem todo website oferece essa vantagem ao usuário. Se cada vez mais nos conectamos na internet por meio do mobile, então é fundamental que o seu site seja agradável para uso também nestes dispositivos.

Ter um site responsivo é mais eficiente do que ter dois sites, um para o desktop e outro só para o mobile.

Afinal, criar um site responsivo é fazer a manutenção de apenas um site que se adapta para qualquer tela ou resolução. É bem mais fácil de trabalhar assim do que ser obrigado a atualizar múltiplos sites para diferentes plataformas.

Quais os motivos para criar site responsivo?

Saber que é crescente utilização de dispositivos móveis já é uma razão forte para você considerar a criação de um site responsivo para a sua empresa. Contudo, há pelo menos mais 4 motivos:

1) Google favorece pesquisas com site responsivo

O Google anunciou que mais da metade das pesquisas realizadas em 2015 foram feitas por celular. Não é à toa que os robôs do maior site de busca privilegiam sites responsivos em qualquer pesquisa realizada num smartphone. O Google faz questão de situar em primeiro lugar os sites que ofereçam melhor navegabilidade ao usuário.

2) Site responsivo evita que o usuário rejeite seu site

Quando acessamos um site que não tenha o design adequado para celular ou uma versão mobile, as palavras ficam muito pequenas e os botões também. Tudo fica desproporcional ao toque dos dedos. Nesses casos, o usuário precisa ficar aplicando zoom para fazer qualquer coisa. Isso pode irritá-lo e fazer com que rejeite o site.

3) Celulares = redes sociais

É grande o acesso em redes sociais via celular. Uma pesquisa do e-Marketer aponta que 93% dos usuários no Brasil usam dispositivos móveis para acessarem redes como Facebook, Twitter e Google+. Se o uso dos smartphones é crescente e se sua empresa está construindo uma imagem nas redes sociais, é fundamental que o seu site esteja pronto para receber os internautas das telinhas. Caso contrário, o risco de rejeição é grande.

4) O ecommerce também cresce no mobile

Se sua empresa comercializa algum produto pela internet, saiba que é crescente o número de consumidores que compram pelos dispositivos móveis. O relatório Webshoppers da ebit aponta que 12% do faturamento do ecommerce brasileiro em 2015 teve sua origem em aquisições feitas por aparelhos móveis. Também uma loja virtual precisa ter o design responsivo para oferecer uma navegação melhor ao seu cliente potencial de forma que ele possa encontrar o produto do seu interesse com facilidade e também que sua experiência de compra seja positiva. Qualquer dificuldade nessa hora já pode levar o internauta a desistir do seu produto e procurar no concorrente.

Como testar se seu site é responsivo

Como dissemos, hoje em dia ter um site responsivo é essencial para atrair visitantes que navegam através de equipamentos móveis e, mais do que isso, para que o site cumpra a sua função que é comunicar algo para os consumidores e também motivar um negócio ou venda.Se você não tem certeza que o design do seu site está adequado, algumas ferramentas permitem fazer um teste que vai mostrar como ele aparece nos diferentes tipos e tamanhos de telas. A ferramenta Mobile Friendly Websites do Google mostra como ficaria o site se estivesse sendo acessado através de um dispositivo móvel. Ele também indica quais são os erros e o que deve ser corrigido.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *