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Como uma consultoria de SEO pode ajudar na geração de leads qualificados?

Implementar uma estratégia para gerar leads tem sido uma tarefa cada vez mais complexa, por isso, uma consultoria em SEO pode ser determinante.

De acordo com estatísticas coletadas pela Hubspot, 66% dos profissionais de marketing afirmam que seu principal desafio é gerar tráfego e leads, estratégias comuns no Inbound Marketing. Essa dificuldade pode ser explicada pela mudança de comportamento do consumidor: se há algumas décadas a jornada de compra começava diretamente na loja, hoje ela se inicia na internet, a partir de uma pesquisa no Google. Isso significa que, antes de adquirir um produto ou serviço, o consumidor moderno busca informações na internet a fim de avaliar a idoneidade de uma determinada empresa, comparar preços e analisar opiniões de outros usuários.

Nesse contexto, o SEO (também conhecido como otimização de sites) é indispensável para as estratégias de geração de leads. Acompanhe as próximas informações e entenda:

inbound marketing

O SEO é o primeiro passo para a geração de leads

O SEO é um conjunto de táticas que visam colocar um site na pimeira página do Google, aumentando assim o seu volume de tráfego mensal e consequentemente sua “abertura” para geração de leads.

Na prática, funciona assim: cada vez que alguém busca no Google por um produto ou serviço, apenas os sites melhor otimizados aparecem nos resultados orgânicos da primeira página de pesquisa. Portanto, o SEO é uma estratégia inteligente e fundamenta, para atrair pessoas que já possuem interesse no que você tem a oferecer.

Para alcançar esse resultado é necessário contar com um trabalho especializado, já que as táticas de SEO são embasadas em critérios de arquitetura e programação web; produção de conteúdo relevante; utilização de palavras-chave, entre outros.

Mas atenção: o SEO é apenas o primeiro passo de uma estratégia de geração de leads.

Para conseguir um bom volume de contatos com interesse em sua empresa, é fundamental investir em outras táticas que veremos a seguir.

Formulários de contato: uma ferramenta essencial para geração de leads

De nada adianta ter sua empresa indexada nas primeiras páginas do Google, se o seu site não possui uma página específica para coleta de dados dos visitantes. Em outras palavras: não basta atrair pessoas, é necessário retê-las de alguma maneira em sua base de contatos para, posteriormente, iniciar uma aproximação que poderá resultar em venda.

É por isso que uma estratégia de geração de leads começa com o SEO (estágio de atração) e continua com a criação de formulários que despertem no usuário o desejo de compartilhar seus dados de contato. Tais formulários podem oferecer, por exemplo, um material informativo e exclusivo que seja útil para o visitante na forma de artigo ou e-book, uma demonstração do produto ou serviço ou até mesmo uma consultoria gratuita. Ao aceitar a oferta de conteúdo, ele preencherá informações como nome, telefone e e-mail, dando permissão para que a empresa entre em contato em um futuro próximo.

Essa etapa é definida como retenção e é decisiva para o sucesso na captação de leads realmente qualificados, ou seja, com potencial para se transformarem em clientes.

SEO e nutrição de leads: entenda essa relação

A publicação de conteúdos exclusivos, criativos e interessantes possui uma dupla função: garantir o bom posicionamento no Google e nutrir leads, isto é, estabelecer uma comunicação com pessoas interessadas em sua empresa, mesmo que elas ainda não estejam prontas para efetuar uma compra.

Assim, a nutrição de leads está diretamente relacionada ao SEO. Para entender melhor essa relação, basta compreender o seguinte: ao pesquisar sobre um produto ou serviço, o consumidor estará atento aos resultados que que aparecem nos primeiros resultados do Google, entre eles, artigos e posts publicados nos sites.

Quando ele finalmente estiver preparado para comprar, sua memória trará o nome da empresa que lhe passou mais credibilidade e autoridade, ou seja, a que conseguiu nutrir suas expectativas a partir de seus conteúdos e materiais informativos.

SEO e marketing de conteúdo: entregando informação valiosa para o seu público

Conteúdo relevante é fundamental no SEO. Por exemplo, sites bem otimizados sempre têm um “Blog” com posts interessantes sobre o serviço ou produto oferecido pela empresa.  O foco desse trabalho é aumentar a relevância do site e demonstrar autoridade em seu segmento.

Criação de Conteúdo para sites e blogs

Além disso, a publicação de artigos, notícias e e-books são estratégias de marketing de conteúdo que visam atrair audiência segmentada até o site, engajar e envolver o público com informações valiosas. Por isso são tão importantes também no inbound marketing: abordagem focada em conquistar o interesse do público, em vez de interrompê-lo com propagandas invasivas.

Para garantir a convergência dessas estratégias em conversões, ou leads, é fundamental que sejam adotadas por uma empresa especializada tanto em SEO como marketing de conteúdo, com uma equipe composta por bons redatores e jornalistas.

Mensurando os resultados na geração de leads

Uma estratégia de SEO focada em gerar leads deve ser avaliada continuamente por meio de ferramentas como o Google Analytics e o Search Console, que são capazes de identificar o volume de tráfego, páginas mais visitadas, desempenho de palavras-chave e as taxas de conversão. A partir dessas análises, será possível corrigir eventuais erros estratégicos e realizar melhorias constantes na performance do site.

Tendo o SEO como fator fundamental e ao considerar todos esses pontos, sua empresa poderá alcançar excelentes resultados em geração de leads.

Para planejar sua estratégia e potencializar resultados de captação de leads, busque contar com uma agência de marketing digital especializada.

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