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SEO para lojas virtuais: como levar seu eCommerece ao topo dos resultados do Google

Em um mundo totalmente conectado onde quase todas as compras online começam com uma busca, o SEO é fundamental para as lojas virtuais.

De acordo com a pesquisa SEO Tends 2018, 93% das vendas online feitas no Brasil começam com uma busca de mecanismos de busca, como o Google. Na prática, isso significa que quem não pode ser encontrado nesse meio está fadado ao fracasso.

De acordo com a pesquisa SEO Tends 2018, 93% das vendas online feitas no Brasil começam em sites de busca, como o Google. Na prática, isso significa que quem não pode ser encontrado nesse meio está fadado ao fracasso.

Por conta disso, cada vez mais empreendedores digitais investem tempo e dinheiro em estratégias de SEO para lojas virtuais – ou seja, na otimização da loja para alcançar um bom posicionamento no Google e em outros buscadores. Ainda conforme a SEO trends, quase 60% dos empresários que operam pela internet já realiza algum tipo de otimização em suas páginas. Entre os que investem no uso de ferramentas específicas para essa finalidade, 53% avalia seus resultados como muito positivos. 

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Confira a seguir os principais fatores a levar em conta no SEO da sua loja virtual:

Comece otimizando o código da sua loja virtual

As mudanças ocorridas no algoritmo do Google nos últimos anos inverteu a ordem de importância das técnicas de SEO. Se antes a escolha de palavras-chave e o conteúdo do site eram considerados o principal, depois que o Google passou a considerar a experiência do internauta no site como fundamental, questões, como um código limpo, velocidade e usabilidade passaram a ser mais importantes. Para conquistar o topo das pesquisas do Google, fazer adaptações técnicas na programação do site, com códigos CSS, javascripts, peso das imagens, velocidade de abertura, design responsivo e arquitetura de navegação, entre outras, hoje é considerado o ponto principal de uma estratégia de SEO para lojas virtuais.

Também é interessante implementar itens como rich snippets (uma espécie de teaser do conteúdo que o usuário vê antes de clicar no link).

A escolha das palavras-chave certas é fundamental para o SEO

Na hora de otimizar as páginas da loja virtual, comece definindo as as palavras-chaves mais importantes que o público usa quando procura por seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de um levantamento realizado com ferramentas específicas, como o Google Keyword Planner, por exemplo: basta inserir um termo para que que o serviço indique quais são as palavras relacionadas a ele que são mais usadas pelo público. Outras ferramentas como a SEMRush e várias outras também oferecem essa funcionalidade além de várias outras.

Por mais que isso seja importante, vale ressaltar que inserir os termos mais usados sem planejamento por todo o site não é o suficiente. Isso pode, inclusive, prejudicar a sua loja virtual, uma vez que os algoritmos valorizam sites projetados com foco no usuário. Assim, é preciso planejar e estruturar o conteúdo de forma que ele gere valor para o cliente.

O conteúdo continua rei em uma estratégia de SEO para lojas virtuais

O conteúdo é peça fundamental na otimização de uma loja virtual. Além de oferecer um blog dentro a da loja virtual com dicas sobre seus produtos e novidades do mercado, definir os nomes dos produtos e categorias, bem como suas descrições, também são importantes para gerar valor para o cliente e levar o seu e-commerce ao topo das buscas do Google. Ao mesmo tempo, quando as descrições de produtos e categorias são bem estruturadas, elas podem aumentar o desejo de consumo do cliente, aumentando o ticket médio.

Para que isso se concretize, além de conteúdos de qualidade com informações relevantes para os usuários, recomenda-se usar técnicas de copywriting aliadas às boas práticas de SEO, como o uso das palavras-chaves. Na formatação dos textos, também é importante fazer uso dos subtítulos para hierarquizar os textos e dar destaque a informações importantes.

SEO off page: Link Building aumenta a relevância da sua loja virtual

O link building continua sendo uma das principais estratégias do SEO para lojas virtuais e todo tipo de site. Se muitas coisas mudaram no SEO, assim como contar com um conteúdo de qualidade, investir em estratégias de link building continua essencial para mostrar ao Google que o seu site é uma referência e que merece estar nas primeiras posições da busca. Link Building é um conjunto de ações destinadas a aumentar o número de links externos que apontam para o seu site. O que mudou aqui em relação ao SEO de tempos atrás, é que antes a quantidade de links era mais ou menos suficiente e hoje a qualidade desses links passou a ser mais relevante para transferir relevância para o site linkado.

Hoje o Google recomenda a análise de várias questões como autoridade de domínio (DA) e o fluxo de citação e confiança (CF e TF), assim como se esses sites onde os links serão incluídos não sofreram grandes quedas nos resultados das buscas ou foram acusados de spam. Existem diferentes formas de fazer  link building para sua loja virtual. Escrever artigos de qualidade que passem a ser compartilhados e reproduzidos nas redes sociais e em outros sites e oferecer guest posts para sites especializados são algumas das principais estratégias de link building adotadas pelos principais profissionais e empresas de SEO.

Como pode ser visto, o SEO para loja virtual pode ser feito com paciência e dedicação, mas inclui diferentes técnicas e estratégias, e isso, muitas vezes, pode ser difícil e demorado para quem não tem conhecimento e experiência, como é o caso de profissionais de marketing digital especializados em otimização de sites e lojas virtuais.

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