ecommerce marketing

Como o marketing digital pode aumentar as vendas das lojas virtuais em tempos difíceis?

O comércio eletrônico tem crescido em plena crise financeira, mas ainda há lojas virtuais com vendas abaixo do esperado por não investirem no marketing digital. Saiba como mudar isso.

Mesmo diante da recessão econômica, o e-commerce brasileiro conseguiu crescer 7,4% em 2016, alcançando um faturamento de R$ 44,4 bilhões. De acordo com um relatório da E-bit — empresa especializada em análises e métricas do comércio eletrônico no Brasil —, 48 milhões de consumidores realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2016, o que corresponde a uma elevação de 22% em relação ao ano anterior.

Para os especialistas da área, o crescimento do e-commerce brasileiro deve-se principalmente à massificação do acesso aos smartphones. Com uma população mais “conectada”, às lojas online se tornaram a opção mais prática e rápida para suprir as necessidades de consumo.

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Apesar do crescimento real do setor, há algumas lojas virtuais que ainda encontram dificuldades em aumentar suas vendas devido à ausência de uma estratégia de marketing digital realmente efetiva.

Para você que é dono ou gestor de um e-commerce que não está  faturando como deveria, trouxemos algumas sugestões de estratégias de marketing fundamentais:

#1- Invista em uma consultoria SEO

Se uma loja virtual não é encontrada no Google ou Bing, ela simplesmente não existe para a maioria dos consumidores. É por isso que o trabalho de Search Engine Optmization (SEO) é fundamental quando o objetivo é aumentar as vendas do seu e-commerce.

Se você nunca ouviu falar sobre otimização de site, nós explicamos: trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias orientadas a fazer um site ou loja virtual aparecer nas melhores posições de pesquisa. Por exemplo, se o seu e-commerce vende sapatos infantis, a cada vez que um consumidor digita no Google “sapatos para crianças” ou outros termos similares, sua loja aparecerá entre os primeiros resultados espontâneos. Com uma consultoria SEO é possível aumentar de forma exponencial, o volume de pessoas que visitam sua loja e, consequentemente, o número de vendas. Veja mais sobre o assunto neste post.

#2-  Aposte no marketing de conteúdo

A criação e publicação de conteúdos relevantes é um dos pilares básicos da consultoria SEO. No entanto, essa estratégia pode ser utilizada não só para atrair consumidores a partir das páginas de pesquisa, mas também para construir uma relação de confiança entre o público e a loja.

Por exemplo, ao apostar em um blog com dicas de utilização dos seus produtos, você estará ajudando o consumidor a esclarecer dúvidas e facilitando sua experiência de compra. Esse diferencial ficará marcado na memória e percepção do cliente, que em médio prazo poderá  retornar à loja e até mesmo recomendá-la para outras pessoas.

seo otimização de loja virtual

#3- Esteja nas redes sociais

Redes como Facebook e Instagram são poderosos canais para aquisição de clientes. Afinal, milhares de consumidores possuem uma conta nessas mídias sociais e passam várias horas da semana conectados às suas atualizações e feed de notícias.

Além de permitir a divulgação de seus produtos para milhares de pessoas, as redes sociais oferecem ferramentas de segmentação conforme o público-alvo da sua loja virtual. Assim, é possível exibir anúncios para pessoas com idades e/ou interesses específicos, aumentando significativamente a precisão da campanha e suas taxas de retorno.

Contrate uma agência de marketing digital

Todas as estratégias mencionadas acima podem ser executadas diretamente na sua empresa pela sua equipe de colaboradores. Mas nem sempre é tão simples obter os resultados desejados. Além da complexidade de execução, a concorrência com grandes players do mercado dificultam o aumento da visibilidade da sua loja virtual. Por essa razão é que, algumas vezes, o melhor é pensar objetivamente em contar com uma equipe multidisciplinar de uma agência de marketing digital. Para que o marketing digital proporcione os melhores benefícios para sua empresa, é importante contar, por exemplo, com programadores especialistas em SEO, além de redatores, publicitários e jornalistas que ficarão responsáveis pelo planejamento e elaboração de conteúdos para o e-commerce.

Como a contratação interna de tantos profissionais pode ser algo custoso, a melhor alternativa é trabalhar com uma agência de consultoria SEO e marketing digital. Assim, você poderá adquirir um pacote com as melhores soluções para aumentar e qualificar o tráfego da sua loja virtual, atraindo visitantes com verdadeiro potencial de compra.

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