indexar site no google

O que fazer para destacar um site no Google? Conheça o ponto de partida das técnicas de SEO

O Google é a porta de entrada da internet. A grande maioria dos usuários da rede utiliza o serviço de buscas da gigante da Califórnia para navegar. Ao invés de digitar o endereço de um site, os usuários costumam procurar direto no Google e ele mostrará a página desejada. Se você precisar de um produto ou serviço, o algoritmo do Google entrega os resultados com aqueles considerados mais relevantes no topo.

Ao lembrar de tudo isso, fica fácil perceber por que o Google é tão importante para as empresas e para os profissionais liberais que divulgam o seu trabalho através dos seus sites. As páginas que ganham as primeiras posições na pesquisa possuem uma vantagem enorme sobre as que ficam mais abaixo – e ainda mais em relação aos sites que ficam fora da primeira página de resultados.

Afinal, quando o usuário do Google faz uma pesquisa e encontra resultados com uma série de sites que oferecem o mesmo serviço, a tendência é que ele escolha um dos primeiros resultados e não perca tempo indo mais a fundo.

Mas fazer com que seu site apareça nas posições mais altas dos resultados de pesquisa do Google não é simples. O algoritmo é complexo e poucos o entendem com perfeição. Por isso, um ramo do marketing digital se desenvolveu tratando apenas dessa demanda: as técnicas de SEO – sigla que significa search engine optimization, ou otimização para mecanismo de buscas.

Como indexar um site no Google?

Para que o seu site apareça no Google, é preciso, em primeiro lugar, que ele esteja indexado no buscador. Se houver, em algum outro site, um link apontando para o seu site, o seu site será indexado automaticamente. De qualquer forma, é sempre importante checar, pesquisando o endereço no Google e conferindo se o seu site aparece.

Caso o seu site não apareça no Google, você precisa cadastrá-lo no Google Search Console. Para isso, é preciso ter um arquivo com o mapeamento do site em formato XML. Ferramentas como o WriteMaps são de grande serventia para isso. Porém, o Google Search Console também aceita em formato TXT.

Concluído o processo de indexação do seu site no Google, ele vai aparecer nos resultados de pesquisa. A partir daí, é preciso trabalhar para que ele alcance as primeiras posições.

O que fazer para aparecer nos primeiros resultados do Google? Quais as principais técnicas de SEO?

As técnicas de SEO existem para turbinar a relevância dos sites sob o ponto de vista do algoritmo do Google e, assim, provocar com que eles subam de posição nos resultados de pesquisa. São técnicas definidas em função do algoritmo – o que elas fazem é usar o algoritmo a favor do seu site. Saiba quais são:

Criar conteúdo de qualidade e usar as melhores palavras-chave

Para que o seu site se destaque no Google em relação aos outros sites que oferecem os mesmos produtos ou serviços, é fundamental investir em conteúdo de qualidade. Ou seja: é preciso que o site disponibilize, de forma gratuita, muita informação a respeito dos produtos ou serviços que você oferece.

O site de uma clínica odontológica, por exemplo, precisa postar com frequência conteúdos que expliquem a maneira correta de cuidar da saúde dos dentes, quais são os problemas que atingem os dentes, como são causados e como tratá-los. O formato ideal de postagem desses conteúdos é o blog – algo fundamental dentro de um site competitivo.

As postagens precisam abordar assuntos relevantes para os potenciais clientes do seu negócio. É recomendável criar personas que representem esses clientes e, assim, planejar os conteúdos de forma que sejam mais interessantes a elas.

No entanto, mesmo que o conteúdo do seu site seja de qualidade, isso não basta. É preciso, ao longo dos textos, usar palavras-chave eficientes. No SEO, as palavras-chave são expressões buscadas no Google, como, por exemplo, “investimentos em ações no exterior”. Para um site de finanças, usar essa palavra-chave em uma das suas páginas vai ajudar a colocá-la em evidência quando um usuário pesquisar essa expressão no Google.

Faça com que a palavra-chave se repita muitas vezes, de modo a representar 3% do tamanho total do texto, e, de preferência, que ela apareça também no título da postagem. Para saber quais são as palavras-chave mais populares nas buscas do Google, existem ferramentas como o WordStream, que identificam a popularidade de cada palavra-chave.

As práticas explicadas até aqui compõem a parte principal do trabalho de SEO. Mas a complexidade do algoritmo do Google e a disposição das empresas em mergulhar cada vez mais em busca do domínio nas pesquisas abre espaço para a disseminação de ainda mais práticas de favorecimento de sites.

Uma prática muito simples nesse sentido é o reforço de links internos. Ou seja: cada postagem do seu site precisa conter diversos links para outras páginas do mesmo site. Isso leva o usuário a navegar mais no seu site, o que torna mais provável que ele se torne um cliente e, ao mesmo tempo, reforça a relevância do seu site sob o ponto de vista do Google.

Mas os links precisam ser colocados de forma inteligente, natural e que gere interesse ao leitor, e não de qualquer jeito.

Além disso, o seu site ainda sai beneficiado da existência de links apontando para ele em outros sites. Quanto mais links e quanto mais bem-reputados foram os sites onde estão os links, melhor. Para isso, existe o link building – como é chamada a construção de uma rede de links que apontam para o seu site.

A importância do Link Building

O link building é uma parte muito importante do SEO. Porém, não se pode começar a criar links indiscriminadamente. É preciso que os links estejam em meio a conteúdos relevantes para o usuário. O algoritmo do Google identifica essas situações para decidir qual posição cada site vai ocupar nos resultados de pesquisa.

A quantidade de links existentes para a sua página é um fator importante que o algoritmo leva em conta. Porém, também é preciso diversificar o máximo possível os sites que contêm os links. O Google leva em conta também as palavras próximas ao link, para averiguar se o link está inserido em um contexto de qualidade.

Cada uma dessas dicas, porém, é um universo. Dentro delas, existe uma série de práticas e recomendações. Embora o SEO seja muito complexo, explorar as suas minúcias vai ajudar seu site a dominar a pesquisa do Google. Por isso, não deixe de continuar se informando sobre o tema.

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