inbound marketing e seo

O que é inbound marketing e como ele se encaixa com o SEO?

O marketing digital trouxe vários novos termos (muitos deles em inglês) e com a especificidade do campo e das novas tecnologias, é normal ficar meio perdido e sem saber o que se encaixa perfeitamente nas necessidades de sua empresa. Por exemplo, é importante saber o que é inbound marketing porque ele pode ser um divisor de águas na atuação de sua iniciativa, especialmente se ela já tem uma presença online (um e-commerce ou pelo menos um site).

O SEO (Search Engine Optimization) gera mais atenção, mas como usá-lo de forma correta e sua integração com o inbound marketing também é um assunto que é interessante abordar. É justamente isso que faremos agora.

O que é inbound marketing

O inbound marketing é uma abordagem diferente de promoção com o mesmo fim (vender um produto). Em vez de falar como tal produto é incrível, é melhor que o concorrente, o inbound marketing foca mais em assuntos amplos em que o produto em questão pode se encaixar para resolver um problema que surgiu.

Por exemplo, vamos imaginar uma empresa que vende produtos naturais. Em vez de falar como esses produtos são excelentes, usa os melhores ingredientes e não é caro, o inbound marketing usa uma série de ferramentas – como o SEO – para salientar a importância de comer de forma mais saudável, encontrar novas formas de plantio, colheita e preparação de alimentos, como remodelar sua dieta sem abrir mão do sabor.

O objetivo do inbound marketing – também referido como o “marketing da atração” – é transformar sua marca em referência e assim gerar um funil de vendas mais rápido. Se bem-sucedido, o cliente de produtos naturais no ato da compra não precisará ser conquistado novamente, ele já irá diretamente no seu produto. Afinal, com mais de 1,3 milhão de sites de e-commerce no Brasil segundo o Perfil do E-Commerce Brasileiro de 2020, há que encontrar formas de se diferenciar.

Como o SEO se encaixa no inbound marketing

Ao explicar o que é inbound marketing o SEO é um complemento, não um rival. Uma boa estratégia de marketing digital pode contar com os dois. O SEO no caso irá potencializar as páginas de seu site, seja as de venda diretamente ou então um blog com conteúdo interessante.

Como o SEO alcança todos os usuários do Google e outros mecanismos de pesquisa, a ideia é que otimizar seus posts e páginas irá trazer mais pessoas para o funil. Cabe então ao conteúdo especializado “vender a ideia” de uma forma orgânica, apresentando seu produto como a parte da solução.

O primeiro a se fazer nesse caso é procurar as palavras-chave que irão se encaixar com sua atividade e que é importante que sua empresa apareça. Então, voltando ao nosso exemplo, “produtos naturais”, “venda de produtos naturais”, “barrinhas nutritivas”, “comidas saudáveis” e muitas outras são palavras-chave de valor.

O SEO é um trabalho de longo prazo, já que o posicionamento pode demorar. Este artigo da Forbes destaca como o objetivo não é ter uma palavra-chave genérica em primeiro, mas várias long tails.

As long tails são palavras-chave de 3 ou mais palavras que indicam um interesse específico e, portanto, mais inclinação para comprar. Se alguém procura “lojas de produtos naturais em São Paulo”, é mais provável que essa pessoa esteja a poucos cliques de comprar que alguém que procura “produtos naturais”.

SEO x Inbound Marketing: Qual fazer para a minha empresa?

Agora que você já sabe o que é inbound marketing e como o SEO é um complemento ideal para a ideia de ter esse tipo de abordagem, chega o momento de entender o que é o melhor para sua empresa.

Em indústrias de grande concorrência e volume, criar uma diferenciação é vital e por isso o inbound marketing pode ser uma grande ajuda para evidenciar porque o seu produto é o certo e a solução para suas necessidades e problemas. As pessoas podem até conhecer e comprar seu produto, mas com uma boa estratégia de inbound marketing, elas sempre vão procurar a sua ideia primeiro.

O SEO por si só é interessante para conseguir chegar a públicos maiores e começar a conquistar potenciais clientes – a chamada entrada de funil. Para entender melhor o que é o ideal para sua empresa e como conquistar mais clientes e ter melhores vendas c

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