Agronegócio utiliza marketing digital para crescer mais

Nem só de campo vive o agronegócio – prova disso são os avanços e investimentos realizados no marketing digital do setor com forte presença na web

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, sendo responsável, por 30% do PIB, 46% das exportações e gera 1/3 dos empregos no país. Em 2017, a safra de grãos recorde ajudou a derrubar a inflação e contribuiu para encerrar o período de recessão vivido no País. No ano passado, o agronegócio cresceu 13%.

Por isso tudo, é fundamental que o setor seja estruturado e conduzido por um modelo de gestão de projetos eficiente e eficaz. E a internet tem desempenhado um papel da maior importância nesse sentido. Nesse cenário, o marketing digital no agronegócio ganha expressiva importância para consolidar a presença dos produtores rurais no mercado nacional.

Estar conectado e com presença de marca constante no mundo digital hoje é essencial para o sucesso dos negócios de todos os setores. Sem a internet, praticamente todo o processo dos negócios seria mais difícil e demorado. A facilidade de promover a negociação de produtos foi sentida também por produtores e empresários do segmento agrícola e acabou impulsionando a utilização do marketing digital no agronegócio.

Um estudo da consultoria TerraForum apontou que há um grande nicho para o aumento do uso de ferramentas digitais no agronegócio, e que seus resultados são notados por todos que fazem parte da cadeia agrícola, desde estudantes, até empresários e produtores.

Outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) detalhou o perfil comportamental e os hábitos de mídia dos produtores da pecuária e da agricultura. A exposição aos canais de comunicação foi notada pelo estudo, que mostrou um aumento do acesso à internet: em 10 anos, o uso da web por empresários rurais pulou para 40%, em comparação com os 3% do final da década de 90; desses, 92% já possuem redes sociais ativas.

Do campo à internet: o agronegócio na web

Nesse cenário, o marketing digital no agronegócio ganha relevante importância para consolidar a presença dos produtores rurais e o fortalecimento do negócio como um todo tanto no mercado nacional quanto internacional.

A expectativa é que o número de adeptos da web no meio rural cresça cada vez mais, pois o perfil dos envolvidos com o segmento passa por mudanças. O acesso à internet e ao computador vem conquistando produtores e empresários do meio agrícola, por causa da sua importância para melhorar o processo de produção como um todo, faturamento, acesso ao mercado consumidor e demais informações importantes.

É o caso de Abadio Cesar, da Costa Gondim de Padre Bernardo, de Goiânia, que fez sua segunda venda pelo site MF Rural recentemente. O produtor vendeu uma colheitadeira CASE 2688, que estava anunciada por 500 mil reais, e deu seu depoimento sobre a ferramenta: “Muito boa a divulgação feita pelo MF Rural, já é minha segunda venda feita através deste site, um grande número de visitantes o que facilita muito a venda.”

Criado em 2004, o MF Rural promove negócios entre seus anunciantes e visitantes – um público formado por pecuaristas, agricultores, produtores rurais, profissionais e empresários do setor – há 14 anos. Estima-se que o site gere vendas na casa dos 100 milhões de reais por mês aos seus anunciantes, número que inclusive pode ser maior devido à venda de de produtos que vão desde sementes, insumos e ferramentas, até tratores, máquinas agrícolas e fazendas.

Site estreita relação entre compradores e vendedores do agronegócio

Um importante diferencial do MF Rural é que todos os produtos anunciados devem ter preço. O portal, que abrange todos os setores do meio rural e alguns do setor industrial, além de produtos também possibilita a divulgação de serviços rurais como fretes, agrimensura, topografia, aluguel de máquinas, consultorias, seguros e profissionais autônomos como veterinários, agrônomos e zootecnistas.

São 9 milhões de páginas vistas por mês e quase 2 milhões de visitantes mensais no MF Rural. Desses, muitos buscam por informações e serviços, além do interesse em produtos para compra venda ou apenas cotação de mercado. Outro setor bem desenvolvido no portal são os leilões rurais de gado, com venda através de lances de bovinos, ovinos, caprinos, equinos e muares. Só em 2017 foram realizados quase 200 leilões rurais, todos transmitidos ao vivo pelo site, podendo ser acessado por qualquer pessoa através de computador ou pelo celular.

Os interessados nos leilões do MF RURAL podem dar lance direto na plataforma online. “O interessado acompanha os lances nos lotes de seu interesse e assim que é informado que seu lance foi superado, e ainda tem um tempo para decidir se quer cobrir a oferta ou não, antes da batida do martelo, onde se encerram as possibilidades de lances naquele lote”, explica Renato Lucas, diretor do MF Rural.

Marketing digital do site MF Rural promove presença forte no Google

Campeão de audiência, o MF Rural tem mais de 1,5 milhões de visitas mensais – 70% dessa audiência (mais de um milhão de visitas) provém dos resultados orgânicos do Google, alcançada muito principalmente devido à estratégia de SEO na qual o portal investiu ainda no ano de 2006 ao contratar a agência de marketing digital emarket, de Florianópolis. Já nos primeiros meses da consultoria, a audiência do site MF Rural aumentou 3 vezes. Depois de experimentar um crescimento exponencial, o site MF Rural sentiu necessidade de renovar a estratégia e contratou novamente a agência catarinense para fazer um novo estudo aprofundado das novas técnicas de SEO on page desenvolvidas em todos esses anos, além de produzir conteúdos otimizados para atualização do blog do MF Rural e investir em ações de link building e assessoria de imprensa para fortalecer ainda mais a relevância do site.

“O MF Rural é um dos nossos principais cases de SEO. Nossa história com o portal começou há 12 anos, período em que o portal avançou em grande escala devido ao seu acompanhamento constante das tendências e novidades do setor. Isso faz toda a diferença na entrega das mensagens-chave e verdade do portal, e deve aumentar ainda mais com as novas estratégias de SEO que estão sendo aplicadas”, detalha Ricardo Prates Morais, diretor da emarket.

Ainda no setor de marketing de conteúdo, outro posicionamento importante do MF Rural é no G1, portal de notícias da Globo. Seu canal no G1 é atualizado com notícias do setor, atraindo novos leads para o site.

Criado de maneira pioneira e única de acordo com as necessidades do agronegócio, o site do MF Rural teve toda sua tecnologia desenvolvida internamente com programadores próprios e possui um servidor que suporta acesso ilimitado com um sistema de escalonamento.

Investimentos fortes em mídia e novidades web marcam ano do MF Rural

Além da forte presença na web e nas mídias sociais, bem como ações locais estratégias, o site também vem realizando investimentos nacionais altos na TV aberta, principalmente no interior do Estado de São Paulo e com expansão para todo o Brasil. Tais iniciativas devem triplicar o movimento do site já nos próximos meses, e a expectativa é que o MF Rural termine 2018 com pelo menos dez vezes mais negócios gerados para seus usuários vendedores.

O site ainda se prepara para lançar nos próximos meses um aplicativo específico para leilões e para anúncios rurais, com plataforma facilitada de gerenciamento. Sempre de olho no que é tendência, o MF Rural se posiciona como um canal forte do setor do agronegócio, mantendo-se atualizado e acompanhando as mudanças de perfil do seu público-alvo – um exemplo clássico do marketing digital bem estruturado no setor do agronegócio.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *