Conteúdo é cada vez mais importante para a otimização de um site

Conteúdo de qualidade é imprescindível para uma boa otimizaçao de site

Existem milhões de sites querendo aparecer na primeira página dos sites de busca. Apesar da afirmação do Google Adwords entre os anunciantes, devido a sua praticidade e facilidade, o SEO ganhou status e se tornou talvez a estratégia mais imprescindível para qualquer negócio na internet.

Seja um site institucional ou que vende produtos ou serviços, aparecer na primeira página do Google é o segredo para uma empresa ter tráfego qualificado de forma constante sem precisar investir mundos e fundos pelo resto da vida, como acontece com aquele site que depende exclusivamente dos anúncios patrocinados como o próprio Google Adwords.

Aqui na emarket, nós fazemos otimização de site há longos 12 anos. Era uma outra época. O SEO recem engatinhava. Aliás, quando começamos a trabalhar com otimização de sites, o próprio Google era no máximo um projeto.

Mas de uma forma geral, os conceitos mais importantes de SEO não mudaram muito: meta tags, palavras-chave, conteúdo relevante e popularidade do site. Com o tempo, a programação do site ganhou importância: um site com conteúdo limpo leva vantagem em relação a sites com códigos extensos.

Mas o fator que mais evoluiu em importância em um trabalho para otimizar um site e conseguir bons resultados, é o conteúdo. O surgimento de sites de notícias, blogs, comunidades e redes sociais fez com que o Google mudasse suas regras na hora de avaliar a relevância de um site. E o conteúdo ganhou importância nesse sentido e se tornou a técnica mais importante no SEO. Se antes os donos de sites podiam avaliar se queriam ter uma área de notícias no site, hoje isso se tornou obrigatório.

Além de ser a base para uma boa otimização o conteúdo relevante serve também como mola propulsora para o linkbuilding, afinal um conteúdo de qualidade é divulgado pelos próprios usuários do site, gerando assim diversos links externos.

As técnicas de SEO são importantes, mas tudo gira em torno do conteúdo. Escrever um conteúdo próprio, atual e relevante é fundamental para um bom rankeamento.

Um conteúdo de qualidade, além de enriquecer o seu site, atrai mais leitores e, nestes tempos de redes sociais, mais referências e compartilhamentos, podendo transformar seu site em fonte de referência. Quanto mais links para seu site ou blog mais chances de aumentar sua relevância e melhorar suas posições no Google.

O Google utiliza um algoritmo de indexação muito rígido em relação ao SEO e pune, sim, sites que tentam driblar suas regras. Por outro lado, favorece muito quem faz uso de boas práticas. Portanto esteja atento na hora de confiar a otimização do seu site a qualquer “sobrinho”.

Ricardo Prates Morais é diretor da agência emarket.

 
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