UOL desenvolve tecnologia exclusiva para publicidade na internet


09/05/2005

Com o objetivo de otimizar e aumentar a exposição de seus anunciantes e permitir que pequenas empresas e profissionais liberais utilizem a Internet como meio de fazer publicidade, o UOL desenvolveu uma ferramenta inédita: trata-se do UOL Links Patrocinados, que permite a criação e edição de campanhas online e acesso a relatórios pela Internet, sem a necessidade de intermediários e a um custo muito baixo.

O UOL Links Patrocinados traz recursos específicos e interativos, que possibilitam a pequenos empresários e empresas com atuação regional, ou que atendam a um público segmentado, fazer publicidade para o seu público de interesse.

“Estamos falando da democratização da publicidade e esse é o modelo que funciona efetivamente na Internet porque qualquer anúncio, com qualquer orçamento, pode ser feito com sucesso por qualquer empresa ou pessoa”, explica Victor Ribeiro, diretor de Produtos e Estratégia do UOL. Com uma interface totalmente web, o UOL Links Patrocinados permite ao anunciante criar a sua peça publicitária, editá-la, e definir o seu tempo de veiculação. Além disso, é possível colocar a campanha no ar em um intervalo de horas (ao invés de semanas ou meses, como na mídia tradicional) e segmentar o seu público por região, sexo, idade e assunto. O anunciante pode definir a região para todo o Brasil, por Estado, por Cidade, Bairro ou até mesmo pelo CEP.

Os Links Patrocinados são responsáveis pelo maior crescimento da publicidade na Internet do mundo. Nos EUA analistas prevêem que esta forma de publicidade será responsável em breve por 40% da receita da mídia online. A novidade exclusiva mundialmente do UOL Links Patrocinados é que, além dos formatos consagrados no exterior – anúncios por palavra-chave em ferramentas de busca, e por assunto em páginas de conteúdo -, o UOL Links Patrocinados oferece também anúncios por perfil. Este diferencial é possível já que o UOL tem uma base muito grande de usuários conhecidos – assinantes do UOL, usuários cadastrados de serviços do UOL como Blog e Fotoblog, clientes do e-mail BOL – dos quais o UOL tem dados básicos, como idade, sexo e endereço. Assim, o UOL Links Patrocinados pode oferecer alternativas de marketing para empresas que atuam em segmentos bastante específicos. “É um modelo inédito e acreditamos que vai gerar a explosão de agências especializadas no Brasil, assim como fazer com que o mundo publicitário se reinvente tal como acontece no momento nos EUA”, destaca Alexandre de Freitas, diretor de Marketing e Vendas do UOL.

O investimento financeiro também é muito mais baixo e eficiente do que nos veículos tradicionais. O anunciante define quanto quer pagar por clique no seu anúncio, assim como o valor máximo que quer gastar em uma campanha. O pagamento só ocorre se houver um clique no anúncio e o valor final dependerá da concorrência do próprio mercado.

“Os Links Patrocinados funcionam como leilão: se vários anúncios com o mesmo público-alvo puderem ir ao ar na mesma página na Internet, entra aquele que estiver disposto a pagar mais pelo espaço”, detalha Ribeiro, explicando ainda que o próprio sistema desenvolvido pelo UOL faz a busca de quais anúncios concorrem para aparecer numa determinada página. O valor mínimo pago por clique é de R$ 0,15 e não há valor máximo. O custo mínino por campanha é de R$ 30,00 com consumo mensal mínimo de apenas R$5,00.

O UOL Links Patrocinados também permite a definição do tipo de assunto do anúncio. A publicidade será exibida em páginas da Internet que tratem do mesmo assunto escolhido pelo anunciante, que desta maneira pode mais facilmente encontrar pessoas interessadas nos seus produtos.

“Esta é a verdadeira publicidade da Internet, já que de fato o sucesso da campanha fica na mão do anunciante – aquele que tiver melhores ofertas, fizer os melhores anúncios e conhecer melhor o seu público sai ganhando”, avalia Marcelo Epperlein, diretor-geral do UOL.

Site relacionado: www.uol.com.br/linkspatrocinados

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