Sites com design responsivo aparecem mais e melhor No ratings yet.

Entenda a importância do design responsivo para melhorar a navegação de usuários móveis e como isso influencia na posição do site nas buscas do Google.

No primeiro semestre desse ano, o Google anunciou que a otimização para mobile, ou seja, o design responsivo, passaria a ser relevante no posicionamento das páginas nas buscas orgânicas.

Com a alteração do algoritmo, chamado de Page Layout, começou uma verdadeira corrida digital para que os sites se tornassem mobile-friendly, permitindo o acesso por todos os browsers, sem perdas de conteúdo e qualidade.

Principais camobile-666910_1280racterísticas de um site com design responsivo

Pensar na programação de um site quer dizer pensar em seu público. Sendo assim, o site que possui design responsivo é feito para carregar em qualquer tamanho de tela, seja ele acessado de um desktop ou de um dispositivo móvel, como smartphones e tablets.

Algumas características são importantes na hora de programar um site com essa nova tendência, como por exemplo, media squires, que envolve a resolução e todas as informações do site, layout fluído, que trabalhe os pixels do seu site e imagens e conteúdos flexíveis, que se adaptem a todos os formatos de tela.

Importância do design responsivo na programação de sites

Os números comprovam que, hoje em dia, oferecer acesso por todas as plataformas não é mais uma questão de escolha das empresas. De acordo com a Webop, os acessos por dispositivos móveis correspondem a 41% do total da navegação e as vendas mobile somam 9,7% das movimentações de e-commerce, conforme divulgado no relatório WebShoppers 2014, da e-Bit. Desse total, 65% das operações são feitas de smartphones contra 35% por tablets.

Por outro lado, no ano passado a USP também divulgou uma pesquisa indicando que 40% dos consumidores que fizeram compras mobile tinham queixas sobre a experiência, desde dificuldades para abrir imagens, até legendas incompletas e baixa velocidade para carregar a página.

Quando uma empresa não está preparada para atender o seu público em diferentes tamanhos de tela, ela não somente está colocando em jogo a credibilidade perante ele, como também está perdendo vendas em potencial. Segundo o Google, 61% dos usuários revelam insatisfação quando um site não possui navegabilidade para dispositivos móveis e 74% são mais propensos à revisitação se sua experiência for positiva.

Dificuldades como essas foram enfrentadas pela marca de moda praia Duna Casual. A loja virtual da empresa, que havia sido criada no ano passado, não estava adequada para aparelhos móveis e com isso tinha uma perda bem grande de visibilidade. Mais da metade dos acessos à loja eram feitas via mobile, mas apenas 15% das vendas eram convertidas. Agora, com o novo e-commerce, a expectativa é de crescimento de acessos e vendas”, informa Ricardo Prates Moraes, diretor da agência emarket, responsável pelo projeto.site duna casual

O investimento para adequação de sites é crescente e uma questão de sobrevivência digital, pois uma empresa que não está ao alcance do grande público, que cada vez mais usa dispositivos móveis, certamente será impactada com comprometimento da relação de oferta e procura.

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