Pensar no publico-alvo é o ponto de partida para ter sucesso nas redes sociais

Estar presente em todas as redes sociais não é, necessariamente, a melhor estratégia para ter sucesso no marketing digital

Mais de 1 bilhão de pessoas usam as redes sociais no mundo todo.  Só o Facebook já atingiu a impressionante marca de meio bilhão de usuários, e as redes sociais no Brasil alcançaram, no começo do ano, 36 milhões de inscritos. A grande taxa de adesão faz com que as redes sociais se transformem em verdadeiras vitrines das empresas, que, por sua vez, encontram no social media uma ferramenta para aumentar conversões, aproximar, atrair e fidelizar o seu público.

Dessa forma, o fator chave para uma boa imagem da empresa nas redes sociais é a produção de conteúdo relevante somada à oferta de produtos e serviços de qualidade e à habilidade de gerenciar crises. A receita parece simples, mas alguns cuidados devem ser tomados por aqueles que querem iniciar sua presença nas redes sociais.

Conhecer o público partwitter-292994_1280a definir a presença nas redes sociais

Para saber em quais redes sociais você deve ter presença, primeiro de tudo é preciso conhecer o seu público, seus hábitos, gostos, preferências, e, principalmente, onde ele está. Nenhuma rede é igual, elas dialogam e interagem com os usuários de forma diferente e, dependendo do perfil e segmento da sua empresa, algumas vão ser mais relevantes do que outras.

Produzir conteúdo relevante nas redes

Novamente, conhecer o seu público é fundamental para poder captar as suas necessidades e interesses e, a partir daí, criar conteúdos relevantes, originais e surpreendentes. Dentre as três principais formas de produção e como elas são percebidas pelo público, o conteúdo escrito tem 58% de relevância, o visual 19% e os vídeos 12%.

Se o seu público divide-se e está ativo em redes diferentes, ele também consome formatos e  conteúdos diferentes. Por isso, é essencial traçar uma estratégia de conteúdo diversificado para cada rede social de forma que nenhuma funcione apenas como propagadora da outra. Ter relevância e presença em diversos canais exige mais esforços e uma segmentação de conteúdo.

Interagir e definir frequência

De nada adianta sua empresa estar presente nas redes se ela não se faz presente. Nesse sentido, a periodicidade do conteúdo e de interação, bem como o atendimento ao cliente com estratégias de SAC 2.0, precisam ser definidos antes mesmo do início da presença digital. Páginas obsoletas, além de não acrescentarem em nada ao marketing da empresa, ainda prejudicam a sua imagem perante o público.

Estar presente e ativo nas redes sociais é fundamental para qualquer empresa que deseja se aproximar do seu público, por isso é essencial contar com profissionais qualificados para  desenvolver as estratégias e ações que serão aplicadas e que vão impactar diretamente no sucesso e crescimento do negócio.  

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