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Qual é a importância do marketing digital para pequenas empresas?

Democrático, o marketing digital é importante para todas as empresas, mas especialmente para os negócios de pequeno porte.

O empreendedorismo é um sonho amplamente enraizado entre os brasileiros. Uma pesquisa do OnePoll revela que 77% da população do país sonha em ter o seu próprio negócio. Fatores como a possibilidade de ter um maior retorno financeiro, mais qualidade de vida e de ser o próprio chefe estão entre os motivos por trás desse desejo.

Em contrapartida, 60% das empresas abertas no Brasil fecham as portas em até cinco anos após o início das atividades. O Sebrae afirma que essa alta taxa de mortalidade dos estabelecimentos se deve a fatores como a falta de capital, lucros baixos e até mesmo a dificuldade dos empresários em definir se têm lucro ou prejuízo.

Sem dúvida, a divulgação é um dos principais desafios para qualquer empreendedor, especialmente aqueles cujos negócios são novos no mercado. Em muitos casos, os gestores não enxergam a importância do marketing digital para pequenas empresas, tornando o sucesso mais difícil de ser alcançado.

Qual é a importância do marketing digital para pequenas empresas?

A divulgação é essencial para todo e qualquer negócio. Mais do que isso: a divulgação deve prezar não apenas pelo aumento do seu público, mas pelo relacionamento com os seus clientes. Esse equilíbrio é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu negócio, especialmente no caso dos pequenos.

Além disso, a importância do marketing digital para pequenas empresas recai sobre a sua característica democrática. Isto é: é possível começar com um orçamento relativamente baixo, especialmente quando essa ferramenta é comparada à publicidade tradicional.

Ainda não sabe como? Continue lendo e confira o porquê de investir em marketing digital para a sua pequena empresa.

O marketing digital para pequenas empresas ajuda o seu negócio a ir mais longe…

O fato de que a tecnologia reduziu as distâncias não é novidade. Essa redução também se aplica às empresas: hoje, comprar produtos importados é cada vez mais simples e rápido.

Durante a pandemia de Covid-19, essa tendência se acentuou. Isso significa que os horizontes das pequenas empresas se expandiram – literalmente. Se, até então, o mercado de muitas delas estava restrito às redondezas, agora há mais chances de atender clientes que estão longe.

Nesse contexto, o marketing digital assume grande importância para os negócios de menor porte. Por meio de plataformas como blogs, redes sociais e aplicativos próprios, esses estabelecimentos podem ser conhecidos por essas pessoas, aumentando, assim, o seu mercado consumidor.

…ou a atrair quem está perto

Nem todos pensam nisto, mas a tecnologia também pode ser usada para captar uma clientela cativa nas redondezas do seu negócio. Por meio da segmentação geográfica, é possível direcionar o seu conteúdo às pessoas que transitam cotidianamente nas redondezas do seu estabelecimento.

A estratégia de se fazer conhecido por quem vive ou trabalha perto de você pode ser extremamente vantajosa para certas empresas. A facilidade de acesso ao estabelecimento e a rapidez da entrega contribuem com a fidelização do público, tornando o negócio mais sustentável.

O marketing digital cabe no orçamento das pequenas empresas

Existem muitos empresários que, apesar de conhecedores da importância do marketing digital para pequenas empresas, nem sequer cogitam investir nessa estratégia. Tais proprietários assumem que a solução requer uma grande quantidade de recursos, na maior parte das vezes incompatíveis com o orçamento de um pequeno negócio.

Esse pensamento, porém, está longe de ser a verdade. Como o marketing digital permite uma segmentação de público extremamente precisa, cada centavo investido irá diretamente a quem tem mais chances de adquirir o seu produto ou serviço.

O marketing digital permite que as pequenas empresas interajam com os clientes

Já dizia Philip Kotler: conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que fidelizar aqueles que você já tem. A lógica do pai do Marketing afirma que empresas focadas na fidelização têm maior chance de sucesso em comparação àquelas que focam apenas em aumentar o número de clientes.

O marketing digital tem grande importância para os pequenos estabelecimentos que optam por esse caminho. Plataformas como blogs e redes sociais permitem que a empresa interaja com o público, encorajando-o a retornar mais vezes.

O marketing digital permite uma mensuração precisa de resultados

Em pequenas empresas, cada centavo conta. Ao contrário de negócios de grande porte, elas têm pouca margem para erro e para desperdício de recursos.

Novamente, o marketing digital atende perfeitamente as especificidades de tais negócios. Ao proporcionar uma mensuração precisa e em tempo real dos resultados, ele permite que eventuais erros de estratégia sejam percebidos – e corrigidos – muito rapidamente. A disponibilidade de dados também proporciona insights importantes, mostrando aos proprietários fatos sobre o seu público que talvez tivessem passado desconhecidos. Em ambos os casos, o marketing digital se torna um aliado do crescimento sustentável de sua pequena empresa.

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