Pregão Eletrônico gera mais investimentos

01/12/2006

Em 2007, as prefeituras brasileiras comprarão R$ 80 bilhões em bens e serviços, conforme estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional. “Se essas aquisições forem realizadas pelo novo sistema de licitação, por meio do Pregão Eletrônico da Caixa, que está disponível às administrações municipais, com seus 45 mil fornecedores, desde ontem, será possível reduzir o valor das compras em até 40%. Dessa forma, haverá mais recursos para investir em outras áreas das administrações municipais”, calcula o diretor-executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), José Carlos Rassier.

Ontem, quando promoveu em sua sede, em Brasília, o IV Seminário Nacional de Gestão Pública, a ABM e a Caixa assinaram um termo de cooperação que permite às cidades previamente cadastradas e habilitadas realizarem aquisições pelo Sistema de Pregão Eletrônico. Essa é a modalidade de licitação que oferece mais vantagens tanto aos compradores quanto aos fornecedores.

“Além de mais agilidade na aquisição de bens e serviços, o Pregão Eletrônico garante transparência, segurança e mais economia. A Prefeitura tem benefícios ao ampliar o número de empresas concorrentes e os fornecedores têm a possibilidade de fechar contratos com clientes regionais e de todo o País”, afirma Rassier. O Pregão Eletrônico é realizado em sessão pública pela internet, o que reduz custos e amplia a possibilidade da administração municipal melhorar a performance do seu orçamento. No que diz respeito à redução de custos operacionais, Rassier acrescenta que a empresa fornecedora também é beneficiada com o Pregão Eletrônico, pois não há necessidade do deslocamento de toda a equipe para o local da sessão, reduzindo ainda mais os custos das licitações. Outra vantagem é a possibilidade de uma mesma empresa participar de vários pregões simultaneamente, sublinha.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *