Internet: canal de comunicação com o consumidor

04/12/2006

A Internet é hoje uma das principais fontes de informações sobre produtos e empresas. Potenciais clientes, consumidores, consultores, representantes, distribuidores, concorrentes, parceiros, potenciais parceiros, estudantes, empregados e candidatos a emprego, em qualquer parte do mundo e a qualquer instante todos utilizam a Internet como ferramenta de pesquisa.

O website de uma empresa tornou-se o seu principal Cartão de visitas, a cara da empresa, com grande potencial de se tornar o principal meio de comunicação com o consumidor. Sua importância é grande e se bem aproveitado ajudará no cumprimento dos objetivos da empresa.

O usuário de internet vem aumentando em grande velocidade. A internet é o mais perto que um consumidor pode chegar de uma marca. Os consumidores não visitam o prédio da empresa, da marca ou encontram algum representante na rua. A internet é o principal meio de contato. A divulgação da marca na internet implica em boa apresentação, informação, serviços, adequação de conteúdo, etc.

Se comparada aos outros meios de comunicação como o Rádio, onde não existe imagens, tornando necessário o desenvolvimento de um raciocínio verbal e sonoro ou, a Televisão onde os recursos audio-visuais seguem o raciocínio de um roteiro, a Internet  está em grande vantagem pois atualmente com a extensão da Banda larga é possível explorar muito melhor a rede, utilizando de recursos audio-visuais e considerando que o usuário vai interagir com sua chamada.

O consumidor encontra as informações que desejar e interage da maneira que quiser, pode efetuar contatos diretos com a empresa e ter retorno imediato, pode conhecer melhor a marca da empresa e toda sua linha de produtos detalhadamente caso desejar.

O investimento na Internet traz benefícios atrativos, pois aumenta a visibilidade da marca, posiciona a marca com mais clareza e eficiência, entre outras vantagens.

A Internet é um canal de comunicação que permite maior interação com o consumidor, é um excelente canal de divulgação.

Hoje é fundamental que a internet seja colocada dentro de um plano de marketing integrado a outras mídias como propagandas, anúncios, promoções, televisão, rádio, outdoor, etc. A experiência do usuário é hoje multicanal, várias mídias se auto-alimentam para que a marca e os produtos oferecidos tenham um maior impacto sobre o consumidor.
 
Existem vários métodos para fazer com que o site de uma empresa tenha um número alto de visitas gerando assim novas oportunidades de negócios, mas vale salientar que o ser o humano tem necessidade de novidades e, a melhor forma de trazer o consumidor para o site e fidelizar sua visita é com a constante atualização de informação e entretenimentos que possa oferecer.


Danilo W. Merino é formado em Desenho Industrial, atualmente é Sócio-Diretor da 2nd Design, agência digital focada no planejamento estratégico, criação, marketing e tecnologia para projetos que fazem uso de plataforma interativa como internet.
Site: www.2nd.com.br

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