Software permite burlar censura

30/11/2006

Desenvolvedores da Universidade de Toronto planejam lançar um software essa semana que vai permitir que residentes de países que têm restrição ao uso da internet burlem a censura. O programa deve estar disponível até a próxima sexta, com licença livre.

Os responsáveis pelo projeto dizem que o programa não é totalmente à prova de bala, mas garantem que será difícil que os censores identifiquem o psiphon – como ele foi batizado.

Os habitantes de países livres podem instalar o software de código livre e transformar seu computador doméstico em um servidor pessoal encriptado. O administrador pode criar e gerenciar contas de usuários para que amigos e parentes possam acessar a internet livremente a partir de países onde há censura.

A conexão encriptada permite que as pessoas em países com restrições acessem os endereços web dos administradores, façam o login com o nome de usuário e senha fornecido pelo administrador e naveguem na web.

Os desenvolvedores esperam distribuir o software pelas redes sociais, permitindo que cada administrador crie uma rede baseada em confiança pessoal. Se o provedor fornecer seu endereço para algumas pessoas de confiança, será difícil para os governos identificarem e bloquearem os servidores.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.