Motorola e Nokia fazem parceria para transmissão de TV pelo celular

12/09/2006

A Motorola e a Nokia fizeram uma parceria para garantir que o serviço de TV no celular chegue o mais rápido possível aos consumidores, disseram as empresas nesta segunda-feira (11/09).

As empresas planejam garantir que os telefones e equipamentos de DVB-H (Digital Vídeo Broadcast-Handheld) sejam compatíveis, para que os aparelhos de cada fabricante possam operar conjuntamente em suas redes.

O DVB-H é o padrão aprovado pelo European Telecommunications Standards Institute e os produtos desse segmento devem ser compatíveis ele em qualquer caso. No entanto, a padronização exige que os fabricantes trabalhem juntos para que seus produtos funcionem bem.

“Por meio de testes de nossas soluções, estamos oferecendo às operadoras que levem seus serviços a assinantes com mais rapidez”, disse Rob Bero, diretor de tecnologias de transmissão da Motorola, por e-mail. A parceria irá garantir que as operadoras evoluam os serviços de transmissão de TV pelo celular sem se preocupar com as ferramentas que os fabricantes utilizam.

Além de trabalharem em conjunto, a Motorola e a Nokia irão continuar a fazer esforços na indústria para a padronização.

O DVB-H é um dos modelos no cenário dos serviços de TV em celular. A Motorola e a Nokia dizem que o apóiam porque ele oferece o serviço em alta qualidade, baixo consumo de bateria e a possibilidade de receber sinais de TV ao mesmo tempo em que o usuário utiliza outras funções do celular, como o acesso à internet, por exemplo.

Na Alemanha, provedores lançaram serviços de TV pelo celular por um outro modelo, o T-DMB (Terrestrial-Digital Multimedia Broadcasting). E no Reino Unido, a British Telecommunications PLC utiliza a combinação do DAB (Digital Áudio Broadcasting) e IP (Internet Ortocol) na rede de TV para celular que a Virgin Mobile pretende lançar no próximo mês.

A Qualcomm desenvolveu outra tecnologia, a MediaFLO, que está sendo usada para construir uma rede nos Estados Unidos. Muitas operadoras ainda oferecem a programas de TV no celular por streaming pela internet.


*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.