MercadoLivre aposta em novo sistema de pagamento


02/03/2004

O site de leilões, MercadoLivre, colocou no ar o MercadoPago, um novo sistema de pagamentos na internet, que promete aumentar o número de consumidores e tornar as compras e vendas mais seguras.

Entre as principais novidades, estão as possibilidades de utilizar depósito bancário, boleto ou parcelamento no cartão de crédito, como se fosse uma loja comum. “A iniciativa dá ainda mais segurança às negociações e oferece aos usuários mais flexibilidade no pagamento”, explica o diretor-presidente Stelleo Tolda.

A novidade, que vem sendo desenvolvida desde meados de 2003, coloca o MercadoLivre como intermediador direto nas compras. No sistema antigo, compradores realizavam o pagamento diretamente aos vendedores, e ambos combinavam a melhor forma de entrega do produto.

A partir de agora, o sistema funciona de forma diferente. O comprador envia o valor referente à compra ao MercadoPago, que, quando confirmar o recebimento, informa ao vendedor que já pode enviar o produto.

A partir do recebimento da mercadoria, o comprador deve aceitar ou recusar a liberação do pagamento ao vendedor em até 14 dias. Caso o comprador não se manifeste, o dinheiro é liberado ao vendedor, que pode tanto retirar quanto deixar depositado para futuras negociações.

No caso do comprador negar a liberação do dinheiro ao vendedor, o valor fica retido no MercadoPago até que ambas as partes entrem em acordo. “A melhor descrição do sistema é a de fiel depositário”, afirma Tolda.

De acordo com o diretor-presidente, as expectativas são de que o MercadoPago incremente os negócios no site em 30%, no prazo de dois meses. “Em apenas três semanas tivemos, de 450 mil anúncios realizados, nove mil utilizando o novo sistema”, comemora.

Stelleo Tolda aposta que, com o novo sistema, os compradores novos, que anteriormente não se sentiam à vontade para negociar pela internet ou diretamente com os vendedores, possam obter mais tranqüilidade. “As vantagens também estão reservadas para os vendedores, que mesmo com as contas parceladas, continuam recebendo o valor da negociação à vista”, afirma.

Não há limite de tempo para deixar os recursos na conta. As taxas de utilização do MercadoPago são 3,99% para pagamentos à vista e 9,99% para pagamentos no cartão e são pagas pelo comprador. Para os vendedores o serviço é isento de custo.

Site relacionado: www.mercadolivre.com

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.