Internauta vai \”abastecer\” buscador do Yahoo!


17/05/2006

O Yahoo! vai divulgar hoje seus planos para utilizar o conhecimento coletivo e o interesse de seus 400 milhões de usuários habituais para desenvolver a próxima geração de tecnologia de buscas e diminuir a desvantagem do titã da internet, o Google.

A idéia, que será explicada no dia do analista da companhia em San Francisco, surge enquanto a crescente liderança do Google em buscas e sua constante penetração em comércio eletrônico e outras formas de atividade na internet provocam uma corrida entre suas concorrentes.

Terry Semel, o presidente da Yahoo!, revelou na semana passada que a companhia discutiu uma fusão pelo menos parcial de seu negócio de buscas com a Microsoft, mas as negociações entre as duas empresas acabaram sendo abandonadas.

Na tentativa de saltar à frente do Google, o Yahoo! vem experimentando utilizar a sabedoria coletiva de seus usuários.

Estender essas técnicas para muitos dos usuários habituais de seus serviços poderia levar a um salto na internet tão grande quanto o que foi produzido pelas atuais máquinas de buscas algorítmicas, segundo Jeff Weiner, vice-presidente-sênior de buscas do Yahoo. “Existe muito mais conhecimento no mundo a ser obtido, e a maneira de alcançá-lo é indo além das dezenas de milhões de sites criados por editores e aproveitar a autoridade das pessoas comuns”, disse Weiner.

O Yahoo! pretende se antecipar ao Google convencendo os usuários a fazer coisas como acrescentar palavras-chaves às fotografias que publicam na web, publicar resenhas de restaurantes favoritos ou acrescentar etiquetas (“tags”) às páginas da web que consideram úteis.

Ao combinar essa informação “social” com os outros resultados de sua tecnologia de buscas, a companhia afirma que um dia será capaz de produzir muito mais resultados úteis.

Analistas

“Enquanto o mercado de buscas como existe hoje parece que foi engolido pelo Google, eu não descartaria a descontinuidade que poderá ocorrer quando a mídia de busca [vídeo, áudio, recomendações de restaurantes] for mais popular”, disse Andrew Frank, analista do Gartner.

No entanto, outros analistas acreditam que a tentativa do Yahoo! de aproveitar dados “sociais” não deverá levar ao “próximo grande sucesso” da internet.

“Não acho que haverá uma virada de jogo para eles”, disse Youssef Squali, um analista da Jefferies em Nova York. “Em última instância, a grande maioria das pessoas vai continuar pesquisando da maneira antiga.”

O Yahoo! montou uma série de aquisições para reunir as ferramentas para sua iniciativa de busca social.

Elas incluem Flickr, um site em que milhões de pessoas compartilham fotos pessoais; Del.icio.us, um serviço onde os usuários “marcam” páginas da web que acham interessantes, criando uma visão filtrada da rede; e Upcoming, uma comunidade para compartilhar informações sobre futuros eventos.

Fonte: Financial Times

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.