Blogs: ‘Ainda há resistência por parte dos jornais’, diz Noblat No ratings yet.


16/05/2006

Os blogs estão quebrando, de forma definitiva, a antiga relação dos leitores com a notícia e dos jornalistas com a informação. Foi o que afirmou o jornalista Ricardo Noblat, responsável por um dos blogs jornalísticos de maior repercussão do país, durante o debate “Blogs, Uma Revolução na Imprensa”, promovido nesta quinta-feira pelo jornal O Globo e pelo Globo Online.

No evento que fez parte das comemorações dos dez anos do portal de notícias e de entretenimento, Noblat relatou que constantemente se surpreende com a audiência registrada no blog do Estado de São Paulo (www.noblat.com.br) e reconheceu que levou alguns anos até entender o potencial do blog para a cobertura jornalística.

– Sempre ouvia que blog era diário virtual, coisa de adolescente. O meu blog começou hospedando notas minhas que não saiam no jornal. Eu não via aquilo como algo que tem vida própria. A eleição de 2004 foi o momento em que tomei consciência do impacto deste novo espaço e a recente crise política ajudou a consolidar isso – relatou o autor

O jornalista reconheceu que há poucos anos não sabia sequer passar e-mail e que não alimentava curiosidade por tecnologias, mas que atualmente seria difícil se readaptar à ausência do blog. Na opinião de Noblat, no entanto, ainda existe resistência da mídia tradicional em entender a nova forma de tratamento da notícia deflagrada pela popularização dos blogs jornalísticos.

– Os jornais têm que entender que já não é mais possível ‘segurar’ a informação, a menos que o jornalista tenha plena certeza da exclusividade dela. Ainda existe forte resistência dos jornais em entender esta nova relação – apontou Noblat.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *