Inter.net lança Podcast gratuito


09/02/2006

A Inter.net, provedor de soluções de Internet presente em 12 países, acaba de lançar o Inter Podcast, um novo serviço totalmente gratuito que dá ao usuário a possibilidade de criar seu próprio programa em uma espécie de “rádio virtual” e disponibilizá-lo para todos, via web. A tecnologia Podcast vem conquistando cada vez mais adeptos e ouvintes, que acompanham programações criadas por internautas no próprio computador ou em um MP3 player.

Agora está tudo mais fácil, já que a Inter.net é o primeiro provedor brasileiro a oferecer o serviço para seus clientes. “Da mesma forma que nossos usuários podem criar rapidamente suas páginas de blog, agora eles podem fazer, com a mesma facilidade, programas virtuais com músicas, narrações, sons, entrevistas, diário falado, reclamações e piadas”, afirma Mauricio Zanetti, diretor executivo da Inter.net.

O Inter Podcast já está disponível para os usuários no portal da Inter.net. Visitantes também podem ter o seu “programa virtual”, bastando apenas preencher um cadastro antecipadamente. Produzir as gravações também é rápido e fácil. Para isso, é necessário apenas baixar softwares freeware específicos para tal produção, cujos links estão disponíveis na página do Inter Podcast. A web oferece várias ferramentas free que possibilitam desde a simples gravação de voz até a criação de um programa completo, incluindo vinhetas e músicas mixadas.

É possível personalizar a página de acordo com os templates pré-estabelecidos e ainda escolher o formato do player que aparecerá na tela quando o Podcast estiver sendo acessado (a imagem de um rádio antigo, por exemplo). Para conferir a popularidade do Podcast, há a página de estatísticas, onde é possível acompanhar as visitas e os comentários recebidos. Há ainda, os dados referentes à criação do Podcast, como data, números de gravações e últimas atualizações.

No Inter Podcast é possível cadastrar os podcasts favoritos, fazer comentários e ainda autorizar usuários a fazerem postagens de arquivos MP3 em seu Podcast. O usuário também pode criar o endereço do feed RSS para divulgar a “rádio virtual”. O RSS é UMA ferramenta responsável por enviar alertas sobre atualizações de sites. Quando um visitante acessa um podcast, ele tem a opção de copiar o link que, adicionado a um agregador, avisa automaticamente ao visitante que o Podcast foi atualizado.

Ivanir Costa

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.