Identidade do Brasil na Internet deve ser explorada


11/04/2003

O Brasil já tem uma identidade forte na Internet, que deve ser mantida e explorada. A bandeira foi levantada pelo Dr. Ivan Moura Campos, ex-coordenador do Comitê Gestor da Internet no País, durante palestra ministrada no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fazendo parte atualmente do quadro de diretores do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – organização não governamental que administra os domínios e endereços IP da Internet -, Moura aproveitou sua vinda ao MCT para fazer o balanço de sua gestão no Comitê Gestor. O organismo é formado por representantes da iniciativa pública e privada e lida com questões do que Moura chama de governança da rede mundial, entre outras ações.”Ninguém governa, controla ou administra a Internet. Trata-se de uma rede de redes que cresce por adesão espontânea. Porém, para que sejam interoperáveis, é preciso um conjunto mínimo de regras. A governança tem a ver com isso: como manter a Internet funcionando harmonicamente, sem que haja um chefe”, explica Moura.

Entre as tarefas do Comitê Gestor da Internet, está o registro de domínios no Brasil, os endereços com extensão .br. Essa categoria de endereços já totaliza atualmente quase 455 mil registros. Além disso, o Brasil já conta com 2,24 milhões de hosts, número que o coloca na nona posição no ranking mundial. “É claro que esse índice ainda é pequeno proporcionalmente ao tamanho do país, mas é uma mostra de que já temos uma cara na Internet. Nossas empresas podem ser reconhecidas na Rede como brasileiras”, comemora Moura. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *