Fracassa tentativa de paralisar Internet, dizem especialistas


23/10
Os principais servidores que direcionam email e pedidos de páginas de internautas em todo o mundo foram atacados na segunda-feira em uma tentativa aparentemente coordenada de paralisar a Internet, disseram especialistas na terça-feira.

O ataque, quase completamente frustrado, foi lançado por volta das 18h (horário de Brasília) da segunda-feira contra os 13 servidores de base que respondem pelo sistema de nomes de domínio da Internet e duraram cerca de uma hora, disse Paul Vixie, presidente do Internet Software Consortium, sediado em Redwood City, Califórnia, que opera um dos servidores.

O ataque, conhecido como DDoS (sigla para negação de serviço distribuída), causou certo congestionamento de tráfego, mas isso não foi perceptível para os usuários médios da Internet, disse ele.

“Foi como redirecionar todo o tráfego de uma rodovia para a rua em que você mora, ou para a entrada de sua garagem”, disse Vixie. “Não seria possível chegar em casa porque a rua estaria lotada de carros da rodovia”.

Os ataques de negação de serviço têm por objetivo paralisar temporariamente os servidores, sobrecarregando-os com tráfego excessivo, em geral enviado por computadores invadidos e controlados remotamente pela Internet.

O sistema de nomes de domínio transforma os longos códigos numéricos usados para identificar computadores conectados à Internet em endereços de Web –que as pessoas digitam em seus navegadores. Esse sistema é coordenado por servidores que há muito vêm sendo considerados como o calcanhar de Aquiles da Internet.

Elinor Mills Abreu

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.