Ferramenta do Google promete revolução na procura de imagens

30/04/2008

O Google anunciou a criação de um software de procura de imagens que terá o mesmo impacto da ferramenta original da empresa, chamada "PageRank", que levou a classificar as informações classificadas por ordem de relevância, escreve o New York Times.

A novidade foi apresentada numa conferência de tecnologia realizada em Pequim, em que dois funcionários do Google apresentaram o "VisualRank", um algoritmo que mistura software de reconhecimento de imagem com técnicas para medir a importância dessas figuras, além de relacioná-las com imagens parecidas.

Apesar da procura de imagens já ser usada nas ferramentas de busca, os resultados que aparecem dependem principalmente do texto associado, nem sempre funcionando de forma eficaz.

"Queremos incorporar tudo o que está a acontecer no campo de visão computacional ao ambiente web", afirmou Shumeet Baluja, investigador da Google, que fez a apresentação em Pequim com seu colega Yushi Jing.

O projeto incide num sistema de imagens que já foram catalogadas pela companhia, permitindo ao algoritmo fazer a comparações e tentar "entender" tudo o que é exibido na imagem. Em seguida, usando um procedimento baseado no "PageRank", cada imagem considerada durante uma busca recebe um peso numérico para identificar a sua importância em relação às outras.

Esse algoritmo ainda não está disponível para os utilizadores comuns e o Google não forneceu uma data de lançamento.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.