Como obter sucesso no varejo virtual

29/08/2008

Os benefícios de ter uma loja virtual e também o rápido crescimento de interesse por parte dos consumidores atraem cada vez mais a atenção de grandes corporações. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, o número de internautas residenciais ativos no Brasil chegou a 21,1 milhões em janeiro deste ano, o que representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2007. Em datas comemorativas o crescimento é ainda mais acentuado. Porém, para que o empresário tenha uma loja virtual, antes de mais nada é necessário se pensar no conceito de uma loja virtual. Implementar uma loja virtual implica inúmeros desafios. "Algumas empresas acreditam que a experiência no varejo tradicional garante o sucesso nas operações web, e isso não é verdade. A loja virtual tem características e desafios específicos, que exigem estrutura e processos diferenciados", como já afirmei., como diretor da Uniconsult Sistemas, fornecedora de soluções para back-office de e-commerce.

Disse ainda que a segurança das transações é um dos obstáculos. A empresa precisa de uma estrutura mínima para assegurar a privacidade dos dados, evitando a invasão da página. O pagamento antecipado com a digitação do número do cartão ainda é foco de resistência por parte de parcela do mercado, todavia, o crescimento do comércio eletrônico a uma taxa de 50% mostra que este obstáculo vem sendo gradualmente superado. Prova disso, ressalta ele, são as grandes lojas do varejo tradicional que estão entrando na rede e trazendo mais segurança aos consumidores.

Outro ponto que tenho defendido é a usabilidade no uso do portal. O consumidor quando opta pela compra on-line busca agilidade, facilidade e satisfação. Neste sentido, a loja deve ser atraente, ter uma navegação intuitiva e ter um serviço oportuno de atendimento ao cliente. A logística é um fator fundamental envolvendo a aquisição dos produtos junto aos fabricantes, o armazenamento, o picking das mercadorias, o empacotamento e acompanhamento da entrega. Este serviço deve ser de alta qualidade e rápido. Ressalto que, na loja virtual, todo esse processo deve ser integrado, por isso é fundamental o investimento em alta tecnologia de ferramentas de TI. Cada detalhe é de extrema importância em lojas virtuais. O público consumidor mostra-se cada vez mais crítico e exigente e, portanto, qualquer falha pode acarretar descrédito dos benefícios da compra virtual e conseqüentemente da marca em questão.

Fernando Di Giorgi, diretor da Uniconsult

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.