Unimed reduz tempo e custos através de intercâmbio on line


03/12/2003

Descrição Com os objetivos de agilizar o atendimento, reduzir custos e automatizar a Autorização de Intercâmbio de procedimentos médicos, a Central Nacional Unimed em parceria com a Salutia, iniciou em abril de 2003, a implantação do sistema autorizador com as Unimeds Singulares.

E a primeira Unimed a fazer o intercâmbio eletrônico é a Unimed Guarulhos, que já está em funcionamento através do sistema de autorização da Proper Informática, implantando há seis meses. Com esse sistema a Unimed Guarulhos pode viabilizar mais rapidamente a autorização para o seu prestador, consultando on line todas as regras de autorização da Central Nacional Unimed. O processo era feito antes manualmente por uma ligação 0800, fax ou URA, o que gerava muitas vezes uma fila de espera grande.

Para Jonas Mello, sócio-diretor da Proper Informática, a parceria é avaliada de forma positiva. “A operadora de planos de saúde que implanta um sistema autorizador estará oferecendo ao beneficiário um serviço ágil e com qualidade, e ao mesmo tempo reduzindo seus custos”, explica o diretor.

A integração é feita via sistema, através de uma VPN, virtual private network, que transaciona essas autorizações. Esse processo todo leva de 3 a 4 segundos, o que antes poderia chegar a 3 minutos, sem fila de espera. Em outros casos, para as operadoras que possuem um fluxo de atendimento intenso, esse tempo chegaria a 15, 20 minutos.

Segundo Davi de Oliveira Chagas, consultor de projetos da Unimed Serviços, responsável pelo gerenciamento do Projeto Autorizador Eletrônico de Intercâmbio, além de reduzir as ligações 0800 em 60%, emissão de Fax e e-mail, o sistema pode também se comunicar com diversos meios de captura e sistemas autorizadores das cooperativas. “Com a autorização você melhora 30% não só a qualidade como o tempo do atendimento, sem contar outros dados não mensuráveis, como, por exemplo, o bom relacionamento com os cooperados e o controle mais eficiente das autorizações”, afirma Davi.

A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2004, cerca de 80% das Unimed’s que fazemintercâmbio com a Central Nacional operem on-line.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.