Relatório demonstra que email marketing continua estável


12/06/2003

A DoubleClick Inc. acaba de apresentar o seu Email Trend Report para o primeiro trimestre de 2003.

O relatório demonstra que o desempenho de métricas como taxas abertura e de click-through permaneceram estáveis ou cresceram para empresas que deram um tratamento sério e profissional ao email marketing, comparados aos três trimestres anteriores. A despeito do crescimento do spam, que tem se provado cada vez mais um problema para consumidores, provedores e legisladores, o relatório aponta para uma estabilização doos números da internet.

As taxas de abertura aumentaram 8% — de 36,4% para 39,2% — do último trimestre de 2002, e a taxa de click through aumentou 11% — de 8,0% para 8,9% — no mesmo período.

A estabilidade desses números é boa notícia, considerando as caixas sempre repletas dos internautas e a preocupação dos profissionais que vêem suas listas de permissão corroídas pelo spam. Isso também significa que os consumidores estão percebendo a diferença entre comunicados de relacionamento que eles recebem de empresas às quais deram permissão versus ofertas comerciais não-solicitadas.

A taxa de emails devolvidos caiu 7,5%, de 13,5% para 12,5%, no trimestre, refletindo a preocupação crescente com a higienização das listas. Deste total, 47%, ou 5,9% dos emails enviados, retornam por causa de caixas cheias. As devoluções por motivo de endereço inválido são creditadas aos outros 53%, ou 6,6% do total.

O relatório da DoubleClick contém dados consolidados do sistema de envio de email DARTmail, desenvolvido e comercializado pela empresa. Os dados se baseiam em 2 bilhões de mensagens enviadas.

Os resultados completos do relatório estão disponíveis para clientes da DoubleClick. Um sumário executivo está disponível em www.doubleclick.net/us/knowledge

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