Pequenos negócios na internet dão lição de empreendedorismo


Apesar de viver intensamente nesse mercado, um fato tem me chamado a atenção e diz respeito à grande quantidade de negócios que surgem na internet brasileira.
stou falando de pequenas empresas, lojas virtuais, autonômos, prestadores de serviços. Motivadas pela dificuldade na conquista de emprego, ocupações alternativas vêm conquistando um grande espaço no mercado de trabalho. E como reflexo disso, uma grande quantidade de sites vem surgindo na nova internet brasileira.

A nova internet que me refiro começou há cerca de dois anos quando o mercado de uma forma geral, começou a olhar mais atentamente e vislumbrar a possibilidade de novos negócios na internet. Nesse momento, empresas começaram a traçar objetivos comerciais, publicitários e educacionais a serem atingidos com a ajuda da web. Mas o avanço de grandes e pequenas empresas brasileiras não está sendo tão rápido como o de profissionais autônomos e empreendedores ou ainda micro e pequenas empresas. Estes, muitas vezes motivados pela necessidade de buscar uma ocupação e conquistar/aumentar a renda, estão encontrando na internet, não só um escape ou uma alternativa, mas também excelentes oportunidades. Oportunidades de trabalho e de renda, mas também, de realização pessoal e profissional.

E é assim que vemos, diariamente, proliferarem, tanto a oferta de soluções como interessados em criar novas possibilidades de negócios na internet. Na medida que mais pessoas e empresas planejam entrar no mercado de internet com objetivo de divulgar produtos ou serviços, ampliar mercado e até mesmo realizar negócios, um mercado paralelo surge oferecendo novidades e soluções de tecnologia e marketing.

Nessa esteira aparecem diversos sistemas de publicidade mútua que proporcionam que o seu site seja visto por zilhões de pessoas em pouco tempo. Apesar de concordar que a publicidade feita para atingir grandes massas é importante, a possibilidade de segmentação é uma das principais características e vantagens da publicidade online. Por isso é preciso ter um pouco de cautela na hora de compreender como o marketing viral pode trazer retornos significativos a negócios e marcas online. É verdade que o “boca a boca” é a mais antiga forma de se fazer publicidade e que ainda hoje está presente em planejamentos de mídia. Mas é preciso ficar atento para escolher a melhor forma de aplicar essa estratégia de marketing, sob pena de os resultados serem insatisfatórios. Não adianta tentar plantar coco na serra gaúcha. O coco fica muito melhor em Porto Seguro ou Jericoacoara. Na serra, pinhão dá mais.

Sem desmerecer essas modalidades de fazer publicidade em massa na rede, sempre sugerimos campanhas com um mix de alternativas que permitem divulgação em larga escala, mas também a busca de um público segmentado. É dessa forma, no nosso entender, que pequenos e médios podem obter resultados comerciais e de marketing, muito significativos.

Mesmo enfrentando dificuldades orçamentárias, essas pequenas empresas ou pessoas físicas estão dando uma lição, tanto de visão como de empreendedorismo, nos grandes. Isso já ocorre em larga escala nos EUA e Europa. Está na hora de ampliar a participação do mercado empresarial brasileiro no mundo virtual de negócios e comunicação também como forma de diminuir dificuldades causadas pelo desemprego e falta de oportunidades. A internet poderá ser um grande aliado na conquista de trabalho e renda também no Brasil. Basta abrirmos os olhos.

Ricardo Prates Morais é consultor em marketing e publicidade online da agência emarket e editor da emarket News.

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