Para 80% das empresas web é imprescindível nos relacionamentos

26/10/2006

A internet é considerada ferramenta imprescindível de relacionamento para a maior parte das empresas que atuam no Brasil.

Essa é a constatação da pesquisa sobre o papel da web e do marketing digital conduzida pela Associação Brasileira de E-Business com 42 empresas do País. Segundo o levantamento, 80% das companhias consideram a rede imprescindível como canal de relacionamento.

A pesquisa mostra também que existe uma evolução entre as empresas na percepção do papel de seus portais. Mais companhias estão caminhando para o modelo de transações online e para os modelos de relacionamento, deixando de ter somente um caráter informativo e institucional.

Nesse sentido, 36% das empresas ainda utilizam modelos institucionais; 44% mantêm portais voltados para informações de produtos e serviços (catálogo eletrônico); 47% vendem produtos pela internet e 50% já estão em um estágio de relacionamento, provendo serviços de valor para os clientes.

Em relação às ferramentas de comunicação digital, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado, sendo citado por 83% das companhias. A grande tendência de crescimento está no conteúdo para dispositivos móveis com 76% de pretensão para o início de uso. Na seqüência aparecem chat online (59%), e provimento de serviços (54%), incluindo tracking, emissão de segunda via, status financeiro, comunidades e jogos, destinados ao consumidor (B2C).

A pesquisa apontou ainda o estágio de interação oferecido aos visitantes e clientes por perfil de mercado. Os portais destinados ao público consumidor estão em estágios mais avançados do que os voltados às próprias empresas.

Entre as empresas participantes do levantamento estão: Philips, Pirelli, Roche, Rhodia, Eletropaulo, Ford, Unilever, Telefônica, Fleury, Schering , GE, entre outras. O resultado consolidado da pesquisa será apresentado no próximo dia 9 de novembro durante o II Fórum Brasileiro de Marketing e Relacionamento na Web, que acontece em São Paulo.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.