Mais importante que page view

10/07/2007
 
O conceito de Web 2.0 pode mudar a forma pela qual as empresas baseiam a métrica de sucesso de um website. Atualmente, tudo é medido na base do page view, que é a quantidade de vezes que uma página é visualizada. Muitos profissionais já criticam o sistema porque ele seria imperfeito e não leva em conta a real atenção dispensada no site.

Essa crítica ganhou força hoje com o anúncio da Nielsen NetRatings de mudanças em suas métricas. A empresa de pesquisa em marketing vai utilizar duas novas medidas para fazer um ranking de audiência, o “Total Minutes” e o “Total Sessions”.

As novidades foram criadas para medir audiência nessa fase inicial de Web 2.0. A companhia defende que hoje há muito conteúdo em Rich Internet Application (RIA), como o AJAX, que são renovados sem ter um novo carregamento da página. Se o método de page view for utilizado nesse caso, ele não traduzirá a real popularidade do site.

A Nielsen defende que o tempo gasto, o total de minutos que um internauta ficou na página, é a forma mais correta de medir audiência. As mudanças farão parte do produto NetView da empresa. Há uma ampla explicação nesse PDF oficial. O documento traz uma análise do page view e do tempo gasto de sites como o Google Search, MySpace e YouTube.

Em maio, as marcas de maior visualização foram o AOL Media Network, Yahoo! e o MSN/Windows Live. A maioria do ranking Top 10 é suportado por ferramentas de e-mail e intant messaging.

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