Maioria dos brasileiros nunca acessaram a Internet


01/12/2005

Resultados de uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Ipsos-Opinion e o Ibope//NetRatings, revelam que a inclusão digital ainda é um grande desafio. O estudo mostrou que 55% dos brasileiros nunca utilizaram um computador, 68% nunca acessaram a internet e apenas 9,6% usam a rede diariamente.

Como resultado direto do baixo acesso da população à Internet, o comércio eletrônico ainda é pouco procurado pelos brasileiros. Apenas 6,38% da população já compraram algum produto ou serviço na Internet nos últimos 12 meses. E entre os internautas, 80% nunca efetuaram compras on-line. Os principais motivos para o baixo índice de comércio virtual são: a questão da segurança no meio eletrônico e o desejo de avaliar o produto pessoalmente.

No âmbito empresarial, no entanto, o panorama é bem diferente, especialmente no setor privado. A pesquisa aponta que 98,76% das empresas usaram computadores nos últimos 12 meses, 39% das empresas possuem intranet, 16,54% das empresas permitem que os funcionários acessam o sistema à distância e 44,52% das empresas substituíram o correio tradicional pelo uso do e-mail.

A pesquisa revela ainda que o acesso do brasileiro à Internet depende do nível socioeconômico, renda familiar e região em que vive. E que pessoas mais jovens usam o computador e a Internet com mais freqüência que as pessoas mais velhas.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.