Internet comemora 35 anos de existência


03/09/2004

No dia 2 de Setembro de 1969, sob a supervisão do cientista Leonard Kleinrock, foi enviada uma mensagem de um computador da Universidade da Califórnia, chamado Interphase Message Processor, que tinha o tamanho de um frigorífico, para outro, no vizinho Instituto de Investigação de Stanford.

Passados 35 anos, milhões de máquinas estão interligadas, trocando informações e permitindo a compra de mercadorias e serviços, enfim, colocando em contato uma grande parte da população mundial.

A internet como tal, porém, surgiu a partir da criação da Agência de Projetos de Investigação Avançada (Arpa), uma resposta dos Estados Unidos ao avanço tecnológico da então União Soviética, informa nota da Agência Estado.

No final dos anos 60, A Arpa construiu uma rede experimental, de nome Arpanet, que utilizava a ´packet switching´ (troca de pacotes) para o transporte de dados e que é a base da atual Internet.

O e-mail (correio eletrônico) foi o primeiro grande serviço internet. Ele foi criado em 1972, embora demorasse algum tempo até que a sua utilidade fosse totalmente compreendida.

Em 1992, no Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern), na Suíça, o cientista inglês Tim Berners-Lee inventou uma forma de disponibilizar documentos de texto com ´links´, que, quando clicados, levavam a outras documentos. Era o embrião da World Wide Web, ou simplesmente Web.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.