Fundador da Arpanet prevê maior crise da internet

27/10/2007



Em artigo publicado na quinta-feira, 25, no site Internet Evolution, o co-fundador da Arpanet e inventor do packet switching (protocolo de transmissão de dados), Larry Roberts, diz que a internet está chegando ao momento de sua maior crise na história.


A argumentação se baseia no tráfego desmedido, que cresce muito mais rapidamente que o barateamento de roteadores. A tese de Roberts é que a expansão de redes sociais, jogos, vídeos, VoIP e outros tipos de entretenimento digital pode causar um colapso econômico por dificuldade de armazenamento de dados. Se a taxa de crescimento se mantiver estável, novos serviços vão dobrar a cada três anos, o que será inviável tecnicamente.


A solução, para um dos precursores da rede mundial, é usar a tecnologia chamada flow routing (algo como enchente de dados, em português). Segundo Roberts, a inovação do sistema é criar pontos na rede que não transmitem dados em três partes, como os tradicionais, mas em apenas uma leva. Os custos reduziriam em um terço e a capacidade de armazenamento aumentaria.


Hoje, Larry Roberts dirige a empresa Anagram Inc., especializada justamente na tecnologia flow routing.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.