Novos modelos de publicidade para blogs

26/10/2007


Consumidores mais conectados, segmentação de público para evitar dispersão, comentários de formadores de opinião e alto poder de replicação são os principais motivos do sucesso das redes sociais como blogs, YouTube, Orkut, Overmundo, Beltrano, My Space e Facebook em ações de marketing viral. A explicação para isso é que nesses ambientes há um estímulo para que determinados assuntos, produtos ou serviços sejam comentados.

A partir dessa tendência aliada ao fato dos blogs terem se tornado um fenômeno social, com a criação de 75 mil deles por dia tendo como média um novo por segundo, o Empório de Mídia resolveu promover o Blog.com.cafe, um encontro de profissionais de mídia de grandes agências de publicidade e blogueiros. O objetivo é de, juntos, chegarem a um novo formato de mídia ideal para ser veiculada em blogs. Como nesse tipo de veículo há interatividade, o modelo de publicidade não deve ser o mesmo que o de sites convencionais, que, na maioria das vezes, utiliza o formato banner, declara André Renzi, gerente de mídia da agência da Media Contacts, responsável por contas como Peugeot, Citroen, Webmotors, Colgate, Hotéis.com, Accor, Dior, Credit Suisse, Air France, KLM, Reckitt Benckiser entre outras.

Durante o primeiro encontro, que aconteceu na última terça-feira, os participantes chegaram a mencionar uma série de opções como post patrocinados, promoções, links diferenciados, enquetes e vídeos, mas o formato ideal de publicidade para os blogs ainda está por vir. Há uma grande demanda de anunciantes para esse tipo de mídia. Acreditamos que a opinião do mercado publicitário por meio de profissionais de mídia das agências com a experiência adquirida pelos blogueiros será possível chegarmos a um modelo ideal, conclui Alex Baptista, diretor comercial do Empório de Mídia

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