Entrando na Web nos intervalos da TV


10/02/2004

A Internet está influenciando a eficácia da publicidade na TV, baixando os resultados e levando os anunciantes a buscarem outras formas mais eficientes para seus investimentos. A informação é do professor Jeffrey Cole, do Centro de Política de Comunicação da Universidade da Califórnia.

O Centro vai divulgar em breve os resultados do 4o ano de sua pesquisa sobre como a Internet está afetando a sociedade, mas antecipou algumas conclusões durante o iMedia Communications Brand Summit, que se realiza em Bonita Springs, na Flórida. O estudo é realizado em 16 países com mais de 10,000 jovens.

De acordo com a pesquisa, das 11,8 horas semanais que os usáarios passam online, mais da metade está saindo do tempo dedicado a TV. O tempo reservado para dormir ou para atividades sociais praticamente nao está sendo alterado pela Internet. Desde 1998, maiores de 14 anos passam menos tempo assistindo TV por conta da Web, mas somente em 2002 a mudança de hábito começou a afetar também a mídia impressa. De acordo com Cole, usuários de Internet assitem 28% menos TV que os nao usuários, mas ainda dedicam mais tempo para ver televisao do que para a mídia online. A pesquisa diz ainda que os usuários com conexão por banda larga têm o habito de entrar na Internet em rompantes que duram de 2 a 3 minutos, em geral durante os intervalos comerciais da TV.

Notícia do Advertising Age

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