Earth Simulator lidera supercomputadores


27/06/2003

Saiu hoje (23) a lista dos 500 maiores computadores em operação no mundo, organizada todos os anos pela Top500.org. A lista é liderada pelo Earth Simulator, da NEC, capaz de realizar 35,86 trilhões de cálculos por segundo.

O supercomputador, instalado no Centro de Ciência Marinha e Tecnologia do Japão, na cidade de Kanagawa, simula os efeitos das mudanças climáticas sobre a Terra.

O segundo colocado está a anos-luz da performance do Earth Simulator: a capacidade do ASCI Q, da HP, instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos), é de “apenas” 13,88 teraflops por segundo. Mesmo assim, estes são os dois únicos supercomputadores do mundo que ultrapassam a barreira dos 10 tflops.

Pelas contas do pessoal da Top500.org, o número de supercomputadores baseados em plataforma Intel mais que dobrou nos últimos seis meses, passando de 56 para 119. Segundo os organizadores da lista, com este aumento a Intel passa a ser dominante entre os processadores de alta performance, ao lado da arquitetura Power IBM e dos chips PA-Risc, da HP. (segue)

Renata Mesquita, do Plantão INFO

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.